Bolsas globais esboçam recuperação após semana de perdas

EUA, Europa e Ásia sobem após crise gerada por temor de aumento de juro pelo BC americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tela mostra índice Dow Jones após o fechamento na última sexta-feira; Bolsas esboçam reação
Tela mostra índice Dow Jones após o fechamento na última sexta-feira; Bolsas esboçam reação - Reuters
REUTERS | Reuters

As principais Bolsas globais esboçam recuperação nesta segunda-feira (12), após uma semana de perdas provocadas pelo temor de altas adicionais nos juros nos Estados Unidos, o que retira dinheiro dos mercados acionários.

Os índices americanos sobem 1% nesta sessão. Às 14h39, o Dow Jones  avançava 1,06%, o S&P 500 se valorizava 0,88% e a Nasdaq tinha alta de 0,88%.

Na semana passada, os índices acumularam perdas de mais de 5%. O Dow Jones caiu 5,2%, e o S&P 500 recuou 5,16%. 

Foram as piores baixas desde a semana encerrada em 8 de janeiro de 2016, quando os mercados globais sofreram fortes turbulências arrastados pela crise nas Bolsas chinesas. Já a Nasdaq perdeu 5,06% na semana, maior queda desde a encerrada em 5 de fevereiro de 2016.

Na Europa, os indicadores também se recuperavam do menor patamar em seis meses alcançados na semana passada, com o aparente alívio das preocupações sobre o aumento volatilidade, que enxugaram US$ 1 trilhão em valor de mercado nas Bolsas na semana passada.

Às 14h39, a Bolsa de Londres subia 1,34%. O índice CAC-40, de Paris, avançava 1,55%, e Frankfurt se valorizava 1,69%.

Madri (+1,54%), Milão (+0,98%) e Lisboa (+1,67%) também subiam no horário.

ÁSIA

Na Ásia, os mercados tiveram um pregão de aparente calma nesta segunda-feira, embora os investidores globais ainda estivessem preocupados com a inflação nos Estados Unidos após a forte venda da semana passada.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,29%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,76%.

"Um acúmulo maciço de alavancagem do mercado foi parcialmente revertido em um piscar de olhos e se transformou em algo muito mais abrangente", disse o estrategista-chefe de mercado da IG, Chris Weston.

"Pode-se argumentar que é o mercado de títulos dos EUA que é a força motriz, e continuará assim durante a próxima semana".

De modo geral, os mercados temiam que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) possa elevar os juros mais rapidamente diante de dados mais fortes da maior economia do mundo.

A Bolsa do Japão não abriu nesta sessão. Em Hong Kong, o mercado recuou 0,16%.

Em Xangai, o índice SSEC avançou 0,76%. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,29%.

Em Seul, o índice Kospi teve valorização de 0,91%. Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,48%. Em Cingapura, o principal índice subiu 0,23%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.