Morre publicitário criador do top de 5 segundos da Globo

Altino João de Barros trabalhou por mais de 70 anos na McCann Erickson

Retrato de Altino João de Barros
Altino João de Barros, que morreu em SP aos 91 anos - Zanone Fraissat/Folhapress
São Paulo

Morreu neste domingo (18), em São Paulo, de causas naturais, Altino João de Barros, 91, o publicitário que criou o top de 5 segundos —contagem regressiva usada pela Rede Globo antes de começar a transmissão de programas.

Sua carreira na multinacional McCann Erickson (hoje WMcCann) se estendeu por mais de 70 anos, dando ao profissional o rótulo de publicitário mais longevo da McCann "no mundo".

Barros começou como office-boy da companhia na década de 1940. Seguiu para a área de mídia, foi gerente, diretor e chegou ao cargo de vice-presidente-executivo. Ele permaneceu contratado como consultor de mídia da empresa até seus últimos dias de vida.

Nos anos 1950 e 1960, implementou programas de pesquisas para avaliar o interesse dos espectadores e programas de medição de audiência inéditos no país.

No livro "A mídia no Brasil - Do Reclame à Era Digit@l", de 2013, o publicitário descreveu a origem de um de seus feitos mais emblemáticos, o top de 5. Quando viu os monitores da contagem regressiva usada para avisar as emissoras afiliadas da Globo sobre o início de programas em rede nacional, ele vislumbrou oportunidade de embalar a mensagem publicitária de seu cliente naquele momento de expectativa.

Barros também teve participação ativa em momentos históricos da publicidade no país, como a criação do IVC (Instituto Verificador de Circulação) e do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Em 1983, recebeu o Prêmio Caboré de Profissional de Mídia do Ano.

Formado no curso técnico de comércio e propaganda da Associação Comercial e em ciências econômicas pela Universidade do Estado da Guanabara, Barros também foi professor da FGV no Rio e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo.

Altino João de Barros deixa a mulher e quatro filhos --um deles é Octávio de Barros, que foi economista-chefe do Bradesco e hoje é sócio da consultoria Quantum4.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.