Descrição de chapéu FMI

Tecnologia pode aprimorar arrecadação do governo, diz relatório do FMI

Ferramentas digitais podem incrementar a arrecadação de um governo em até 2% ao ano

Washington

Um relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) lançado nesta quinta (12) sugere que ferramentas digitais podem aprimorar os serviços e incrementar a arrecadação de um governo em até 2% ao ano. 

O estudo, que integra o relatório de monitoramento fiscal do órgão, afirma que a tecnologia pode ajudar a combater práticas de sonegação fiscal e aumentar a base de coleta de dados do governo. 

“Esse volume de informações pode permitir aos governos que melhorem a entrega de serviços públicos e a transparência fiscal”, informa o documento. 

As conclusões são baseadas na experiência de diversos países, como China, África do Sul, Estônia e Chile, entre outros. 

Por outro lado, o relatório pontua que são necessários esforços simultâneos para garantir a segurança das informações digitais, em especial entre “cidadãos que permanecem profundamente desconfiados em confiar ao governo suas informações pessoais”.

O órgão sugere investimento não apenas na manutenção de sistemas e sua segurança, mas na criação de um arcabouço legal de transparência e compliance para a administração pública. 

Assegurar o acesso da população a essas tecnologias, por meio da expansão da internet de banda larga e móvel, por exemplo, também está entre as recomendações. 

O documento ainda sugere que os países deveriam tomar medidas em conjunto para taxar companhias de tecnologia com operações internacionais. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.