Descrição de chapéu Facebook

CEO da Cambridge Analytica renuncia após depoimentos de Zuckerberg

Alexander Tayler é segundo a sair desde revelação de escândalo de recolhimento de informações

Nome Cambridge Analytica aparece em letras verdes em placa prateada de metal em vidro do prédio da empresa
Placa da Cambridge Analytica no prédio da consultora em Londres; cai segundo CEO da empresa desde o escândalo de vazamento de dados - Daniel Leal-Olivas - 21.mar.18/AFP
São Paulo e Londres | Reuters

A Cambridge Analytica, consultora que recolheu informações de pelo menos 87 milhões de usuários do Facebook por meio de um aplicativo, anunciou nesta quarta-feira (11) a renúncia de Alexander Tayler ao cargo de executivo-chefe.

O anúncio é feito no segundo dia de depoimentos de Mark Zuckerberg, fundador da rede social, ao Congresso dos EUA, em que admitiu ter tido seus dados colhidos pelo aplicativo usado para difundir propaganda política.

Em nota, a consultora afirmou que Tayler voltará a seu cargo de diretor de dados para acompanhar as investigações e inquéritos. Ele foi o segundo a deixar o comando da empresa desde a revelação do escândalo.

A companhia não informou até a publicação deste texto qual será o substituto. Segundo o jornal The Wall Street Journal, o sucessor será Julian Wheatland, atual presidente britânico da empresa.

Tayler assumiu o comando da Cambridge Analytica depois da saída de Alexander Nix no final de março, na esteira das reportagens dos jornais The New York Times e The Observer sobre o recolhimento de dados do aplicativo.

Três dias após as revelações, a emissora britânica Channel 4 revelou um vídeo de Nix gabando-se sobre o uso de estratégias secretas para influenciar eleições. 

A consultoria tornou-se conhecida por contribuir para a vitória de Donald Trump na eleição presidencial americana e para a campanha pelo “brexit”, a saída do Reino Unido da União Europeia, ambos em 2016.

As informações dos usuários de Facebook foram recolhidas por meio de testes de personalidade. Segundo a rede social, foram afetados perfis nos EUA, no Reino Unido e em mais oito países, sendo cerca de 443 mil no Brasil.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.