Descrição de chapéu inflação

Paralisação teve impacto passageiro sobre inflação e PIB, diz Fazenda

Eduardo Guardia reafirma que mudanças nos juros não podem ser usadas para conter dólar

Brasília

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (8) que a paralisação dos caminhoneiros tem impacto momentâneo sobre a inflação e o crescimento.

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na rádio Bandeirantes, o ministro reforçou a fala do presidente do BC, Ilan Goldfajn, de que mudanças nos juros básicos da economia não devem ser usadas para reagir à escalada do dólar. 

"

A política de juros está relacionada ao controle da inflação, e a inflação está sob controle", disse o ministro. "A inflação é um problema quando há um aumento permanente de preços. Os preços refletem momentaneamente a escassez de produtos, mas voltam ao seu patamar normal. A inflação está sob controle e isso é fundamental para definir a política de juros do BC".

Guardia pontuou ainda que o dólar recuou nesta sexta, após o presidente do BC anunciar, nesta quinta (7), que a autoridade monetária venderá US$ 20 bilhões em contratos de swap até o final da próxima semana. 

"Já vemos o dólar voltando, está abaixo de R$ 3,80", disse. 

Para Guardia, o efeito da paralisação sobre o crescimento também é momentâneo.

"A greve foi muito intensa, foi um enorme problema para a população. Mas o efeito da paralisação sobre o crescimento também é momentâneo. O importante é olhar para a frente".

Segundo o ministro, o cenário externo é desafiador, já que a tendência de elevação dos juros nos EUA leva o dólar a se valorizar em diversos países. Ele ainda criticou o acirramento de práticas protecionistas, com o crescimento de barreiras ao livre comércio.

"Vemos o acirramento de práticas protecionistas no mundo, isso é muito ruim para a economia mundial. A mensagem fundamental disso é: para o Brasil atravessar momentos de mais dificuldade, precisamos aprofundar as reformas", disse.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.