Descrição de chapéu MPME

Programas de aceleração têm inscrições abertas em julho

Jovens da periferia de São Paulo podem disputar uma vaga no Vai Tec

Mentoria com Guto Araújo na primeira edição do programa Launchpad Accelerator
Mentoria com Guto Araújo na primeira edição do programa Launchpad Accelerator - Paulo Liebert/Divulgação
 
São Paulo

Pequenas empresas com alto potencial de crescimento e pessoas que querem empreender têm pelo menos duas chances de participar de programas de aceleração com inscrições até o fim de julho.

Jovens da periferia de São Paulo que tenham uma proposta inovadora de negócio podem disputar uma vaga no Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas), que inclui mentoria, capacitação e acesso a rede de contatos no setor de atuação, além de bolsa de R$ 32 mil. 

Interessados devem se inscrever até 29 de julho pelo site vaitec.com.br.

Projetos de moradores de regiões afastadas, mas populosas da cidade —São Miguel Paulista, Parelheiros, Brasilândia, Guaianases e Perus, por exemplo— terão preferência.

“Além da capacitação, vamos dar um respiro financeiro para que esse jovem possa se dedicar ao projeto de forma exclusiva, já que a maioria precisa trabalhar desde cedo”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

Os selecionados na primeira fase serão anunciados em 17 de agosto e devem apresentar os projetos presencialmente entre 27 e 31 do mesmo mês.

O resultado final será divulgado em 5 de setembro. Os 24 vencedores devem manifestar interesse em cinco dias.

O programa começa no dia 17 de setembro e é uma parceria entre a Adesampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da capital paulista e a Fundação Telefônica Vivo.

Já o Google anunciou uma nova turma de seu programa de apoio a empresas consideradas promissoras, o Launchpad Accelerator, que selecionará de seis a dez startups que já estejam estruturadas.

Neste caso, apenas uma boa ideia não é suficiente para participar do processo.

As escolhidas desenvolverão produtos com inteligência artificial, machine learning e sistema operacional Android, entre outras tecnologias.

“A avaliação é feita por mentores brasileiros e estrangeiros que trabalham com as empresas durante o programa. Por isso, a inscrição é em inglês”, diz Rodrigo Carraresi, responsável pelo programa.

As empresas devem se inscrever pelo site goo.gl/jmsiHX até 31 de julho. 

Quem for selecionado começa a trabalhar com o Google em 24 de setembro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.