Morre aos 94 Ueze Zahran, empresário de TV em MT e MS

Filho de libaneses, empresário criou a Copagaz nos anos 1950 ao ver alegria da mãe ao conhecer um fogão a gás em São Paulo

Estelita Hass Carazzai Filipe Oliveira
Curitiba e São Paulo

Morreu nesta quinta-feira (28) o empresário Ueze Zahran, 94, fundador da distribuidora de gás Copagaz e da TV Morena.

Nascido em Bela Vista (MS), era filho de libaneses que viviam do comércio. Zahran fundou a Copagaz em 1955.

A vida profissional do empresário começou quando ele passou a trabalhar no bar de seu pai, em Campo Grande.

O empresário Ueze Zahran, fundador da empresa Copagaz
Ueze Zahran, fundador da empresa Copagaz, morto na última quinta-feira aos 94 anos - Divulgação

Uma das primeiras empresas do gênero no país, a Copagaz surgiu depois de a mãe de Zahran se maravilhar com um fogão a gás numa viagem a São Paulo. A família, na época, tinha uma padaria em Campo Grande, onde a mãe do empresário cozinhava almoço para fora –num fogão a lenha. 

“Ela ficou apaixonada quando viu aquela chama azul debaixo da panela. Imaginei milhões de mães felizes assim”, disse Zahran, em uma entrevista concedida em 2014 à revista Exame.

Zahran comprou um fogão e quatro botijões e, de volta a Mato Grosso, resolveu investir no setor, ainda inexplorado no estado. 
 

Nos seus primeiros cinco anos, a Copagaz vendia 30 toneladas de gás por mês. 

A expansão veio a partir da criação de uma segunda engarrafadora, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com o objetivo de atender todo o país. Em um ano da nova operação, a companhia atingiu a marca de 800 toneladas por mês.

Hoje são mais de 600 mil toneladas vendidas por ano e a Copagaz fatura R$ 1,8 bilhão anualmente e emprega 1.700 pessoas, informa a companhia.

Em 1965, com a empresa já consolidada, Zahran fundou, junto com os irmãos, a TV Morena, atual retransmissora da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, vencendo o poderoso Assis Chateaubriand na disputa pela concessão. 

Na época, ele e a família compraram centenas de televisores para revender no estado, a fim de atender às exigências para conseguirem a concessão. Caminhões que traziam os eletrodomésticos desfilavam por Campo Grande, e os aparelhos eram revendidos na sede da Copagaz. 
 

“Cooperem para a implantação da TV Morena o mais breve possível fazendo seus pedidos de televisores garantidos na Copagaz”, dizia um anúncio, em janeiro de 1965, no jornal Correio do Estado.

O grupo da Rede Mato-Grossense de Comunicação tem hoje sete emissoras de televisão, rádios e portais de notícias.

O empresário era conhecido por seu bom trânsito no governo federal, e interviu para que as distribuidoras de gás pudessem atuar em território nacional, e não de forma regional. 

Ele dizia ter um bom relacionamento com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que conheceu quando era ministra de Minas e Energia.
 

Ao longo da vida, o empresário também criou outras empresas de menor porte, reunidas no Grupo Zahran,  entre elas um haras (criação de cavalos árabes) e uma fábrica de botijões.

Nos anos 1990, foi criada a Fundação Zahran, que desenvolve os projetos sociais do grupo, entre eles alfabetização para adultos e cursos de informática para idosos.

Em 2012, Zahran foi tema de um desfile de Carnaval em Campo Grande, e desfilou em carro alegórico. Em 2015, foi homenageado pela ONU, por colaborar com o desenvolvimento dos objetivos do milênio. 
O empresário morreu em São Paulo, onde vivia, após sofrer uma parada cardíaca. Ele será cremado na tarde desta sexta-feira (28). Deixa a mulher, Lucila Zahran, quatro filhos, seis netos e três bisnetos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.