Descrição de chapéu Previdência Governo Bolsonaro

Para iniciar Previdência, CCJ deve ser instalada na próxima semana, diz Maia

Comissão tem que começar a funcionar para que prazo da PEC possa ser iniciado

Angela Boldrini
Brasília

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (8) que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) deve ser instalada na próxima quarta-feira (13). 

O início dos trabalhos da comissão é aguardado com ansiedade pelo governo já que é por ela que passará primeiro a proposta de emenda constitucional da reforma da Previdência.

Rodrigo Maia gesticula durante palestra organizada pela Folha e FGV
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmou que CCJ deve ser instalada na semana que vem - Bruno Santos/ Folhapress

"Espero, é o que eu estou marcando", afirmou Maia a jornalistas na Câmara. 

Líderes partidários têm visto com ceticismo o cronograma de instalação da principal comissão da Casa, que será presidida por Felipe Francischini (PSL-PR). 

Deputados ouvidos pela Folha dizem que, como os partidos ainda não indicaram os nomes para compor os colegiados, não haveria tempo para a constituição da comissão. 

Alguns afirmam que a falta de indicações será usada como instrumento de pressão do Congresso com o Executivo para que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ceda às demandas de parlamentares por indicações políticas no segundo escalão, por exemplo. 

Maia, no entanto, afirmou que as indicações só podem ser feitas a partir do momento que há uma data para a instalação, e que espera que os partidos resolvam os espaços a partir de segunda (11). 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.