Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Vale anuncia nomes para assumir cargos deixados por presidente e diretores da empresa

Após recomendação do Ministério Público e Polícia Federal, quatro executivos pediram afastamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

A Vale anunciou neste sábado (2) que o executivo Eduardo de Salles Bartolomeo , atual diretor-executivo de metais básicos da mineradora, assume o cargo de diretor-presidente interino, no lugar de Fabio Schvartsman

O conselho de administração da companhia se reuniu desde a noite desta sexta-feira (1) após receber do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Minas Gerais, da Polícia Federal e da Polícia Civil de Minas a recomendação de afastar 14 profissionais da empresa durante o andamento das investigações sobre a tragédia que deixou mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos, após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, no dia 25 de janeiro. 

Schvartsman e outros três diretores —Peter Poppinga, diretor-executivo de ferrosos e carvão, Lucio Flávio Gallon Cavalli, diretor de planejamento e desenvolvimento de ferrosos e carvão, e Silmar Magalhães Silva, diretor de operações do corredor sudeste— se afastaram temporariamente dos cargos neste sábado. De acordo com comunicado divulgado pela Vale, os próprios diretores enviaram pedidos de afastamento temporário de suas funções, que foram aceitos pela companhia. 

 O comunicado da Vale já nomeia outros profissionais para ocupar alguns dos cargos vagos. 

Claudio de Oliveira Alves, atual diretor de pelotização e manganês, ocupará interinamente a função de diretor-executivo de ferrosos e carvão, no lugar de Poppinga. 

Mark Travers, atual diretor jurídico, de relações institucionais e sustentabilidade de metais básicos, será interinamente o novo diretor-executivo de metais básicos, na vaga deixada após a realocação de Bartolomeo para a presidência.  

Na mensagem, a empresa diz que seu "conselho de administração permanece em prontidão, na busca de um relacionamento transparente e produtivo com as autoridades brasileiras visando o esclarecimento dos fatos, a reparação apropriada dos danos e a integridade da empresa e que manterá a sociedade e os mercados informados sobre qualquer fato novo".

A tragédia em Brumadinho deixou 186 mortos e 122 pessoas estão desaparecidas.

Na carta que enviou ao conselho da Vale para definir seu afastamento, Schvartsman afirma que decidiu pedir a saída temporária da função de diretor-presidente “com a absoluta convicção da retidão” e “do dever cumprido até aqui” em favor da continuidade das operações da companhia e “do apoio às vítimas e a suas famílias”.

Peter Poppinga também afirma estar convicto de que atuou dentro da legalidade, com retidão de conduta, pautado por responsabilidade social e ambiental.   

"Sinto e estou convencido que nesse momento de polarização, o melhor que tenho a fazer, tanto para mim como para a companhia, é solicitar o afastamento temporário de minhas funções, até que as autoridades concluam suas investigações e possam apurar, independentemente do meu cargo, de forma técnica, legal e imparcial, as causas e circunstâncias do rompimento da barragem B1 de Feijão", escreveu Poppinga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.