Deputados derrubam necessidade de plebiscito para privatizar estatais do RS

Consulta estava na Constituição gaúcha e foi extinta por 39 votos favoráveis e 13 contra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Com segurança reforçada para evitar protestos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os deputados gaúchos aprovaram nesta terça-feira (7), em segundo turno, a retirada do plebiscito para privatizar três estatais, a CEEE (energia elétrica), Sulgás (gás natural) e CRM (mineração). O governo de Eduardo Leite (PSDB) ainda não estimou quanto poderia arrecadar com a venda das companhias.

Antes da derrubada da exigência, a consulta à população por plebiscito para vender essas empresas era obrigatória pela legislação. A extinção do plebiscito foi aprovada por 39 votos favoráveis e 13 contrários.

No primeiro turno, o Executivo levou um voto favorável a mais, mas o deputado Adolfo Britto (PP), da base governista, está de licença saúde. 

Sobre a ausência de projeção do valor com a venda das empresas, o governo afirma que “a operação será estruturada com todo o cuidado e transparência, previstos na legislação, para obter o maior valor possível, de acordo com as regras do mercado”.

0
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Folhapress

Para privatizar outras empresas no estado, há dois caminhos: ou um plebiscito é convocado ou os deputados precisam extinguir a obrigatoriedade. A derrubada da exigência com projeto específico para a empresa desejada é considerada mais fácil de ser aprovada do que uma derrubada “geral” da lei. 

“Eduardo Leite quer entregar nosso patrimônio de qualquer jeito. O que eles querem e precisam fazer é se ajoelhar ao governo federal, que é completamente  descompromissado com as pessoas que mais precisam”, disse na tribuna a deputada Juliana Brizola (PDT), da oposição. 

A parlamentar é neta de Leonel Brizola que, em 1959, quando era governador do estado, encampou a filial da empresa norte-americana de energia Bond & Share, hoje a CEEE. Antes da estatização o serviço era precário e caro. Parte significativa da população não tinha acesso à eletricidade. 

Na base do governo, o deputado Sérgio Turra (PP) argumentou que os deputados e a atual gestão do Executivo têm legitimidade, dada pelo voto na última eleição, para decidirem sobre as privatizações. “Por isso esse parlamento está eleito. Para decidir questões de tamanha importância”, falou. 

O déficit do estado é estimado em R$ 7 bilhões para este ano. A União exige a privatização para que o RS possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), medida criticada pelos opositores de Leite e do seu antecessor, José Ivo Sartori (MDB), porque entendem que o estado ficará ainda mais endividado quando precisar retomar o pagamento da dívida federal. 

A União gostaria que o governo gaúcho privatizasse o Banrisul, o banco estatal. Porém, o Banrisul gerou R$ 1,1 bilhão de lucro em 2018 e é considerado estratégico pelo governo. Além disso, Leite prometeu na campanha eleitoral que não privatizaria o banco na sua gestão.

Em junho de 2018, em comunicado do PSDB, Leite havia se manifestado a favor do plebiscito, por isso tem recebido críticas dos partidos de oposição por enviar projeto à Assembleia pedindo sua derrubada.

Porém, durante a campanha eleitoral, em entrevista concedida em setembro ao programa Jornal do Almoço, da RBS TV, afirmou que pediria à Assembleia para privatizar as estatais sem a necessidade de plebiscito.

O ex-governador Sartori primeiro tentou extinguir a obrigatoriedade do plebiscito, sem conseguir apoio dos deputados, e depois tentou realizá-lo simultaneamente às eleições, também sem sucesso junto à Assembleia.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.