Descrição de chapéu Balanços

Primeiro fundo de índice de renda fixa começa a ser negociado na B3

ETF segue carteira teórica de títulos públicos e tem cota negociada em Bolsa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro ETF (fundo de índice) de renda fixa do país começou a ser negociado na Bolsa nesta segunda-feira (20).

Um ETF (Exchange Traded Fund) é um fundo de gestão passiva e negociado em Bolsa. Isso significa que não há um gestor decidindo onde investir o dinheiro e as aplicações seguem um índice específico. O mais conhecido no país é o Bova11, que acompanha o Ibovespa, o principal índice de ações do país.

Já o It Now ID ETF IMA-B (ou apenas IMAB11, o código de negociação do fundo) investe em títulos da dívida pública atrelados à inflação, seguindo uma carteira criada pela Anbima (associação do mercado de capitais).

Nos últimos 12 meses até abril, a carteira teórica IMA-B rendeu 15,6%, acima dos 11,9% registrados pelo Ibovespa.

Outra diferença dos fundos de índice para fundos tradicionais de renda fixa é que o investimento é feito por corretoras, como se o investidor estivesse comprando uma ação de uma empresa. Apesar disso, o novo investimento é considerado renda fixa.

A taxa de administração do fundo é de 0,25% ao ano. Há ainda cobrança de taxa de custódia e de corretagem (pela compra e venda da cota), ambos fixados pela corretora do investidor e podem variar.

Não haverá incidência de come-cotas, como ocorre nos fundos de investimento tradicionais, e o imposto de renda sobre o ganho é de 15%.

O Itaú, gestor e administrador do fundo, captou R$ 2 bilhões na distribuição do fundo, acima dos R$ 300 milhões mínimos fixados. Segundo o banco, 60% do valor foi aplicado por investidores institucionais. Os outros 40% estão com investidores pessoa física, cerca de 2 mil pessoas, afirmou Arlindo Penteado, do Itaú.

O investimento foi idealizado com apoio do Banco Mundial e tem ainda a atuação do Tesouro Nacional, emissor da dívida pública.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.