WhatsApp lançará ferramenta de pagamento digital na Índia este ano

Novidade marca mais um passo da gigante de mensagens para entrar no setor de pagamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bangalore | Reuters

O WhatsApp lançará neste ano um serviço de pagamentos na Índia depois de 12 meses de testes, disse o chefe global do serviço, Will Cathcart. O lançamento marca mais um passo da gigante de mensagens instantâneas do Facebook para entrar no crescente setor de pagamentos.

O WhatsApp é onipresente em toda a Índia, onde o consumo de dados está aumentando graças à internet barata. Porém, um lançamento completo do serviço de pagamentos foi atrasado em meio a mensagens falsas na plataforma. Essas mensagens levaram a linchamentos e uma maior fiscalização do aplicativo pelo governo indiano, segundo a mídia local.

WhatsApp lançará um serviço de pagamentos na Índia - Thomas White-11.jan.2019/Reuters

O WhatsApp também está tentando cumprir com as regulamentações indianas, incluindo normas de armazenamento de dados que exigem que todos os dados relacionados a pagamentos sejam armazenados localmente.

"É uma questão de aprovação regulatória na Índia neste momento", disse o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, em teleconferência na quinta-feira, em referência ao WhatsApp Pay.

O recurso de pagamentos do WhatsApp irá competir com um mercado lotado na Índia, que inclui Google Pay, Paytm e PhonePe, do Walmart, todos sendo utilizados especialmente nas cidades, para pagar tudo, desde compras até corridas de Uber.

"Os serviços de pagamentos são essenciais para trazer mais milhões de pessoas para a economia digital em rápido crescimento da Índia", disse Will Cathcart, diretor global do WhatsApp, em Nova Delhi, na quinta-feira (25).

O WhatsApp usará o padrão da interface de pagamentos unificados (UPI) da Índia, utilizado por muitos outros serviços de pagamentos digitais —a UPI processou mais de 750 milhões de transações no mês passado, um aumento de cerca de 246 milhões um ano antes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.