BTG sobe 15,8% e recupera parte das perdas em dia instável na Bolsa

Ações do banco subiram quase 16% no pregão desta terça-feira (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As units (grupo de ações) do BTG Pactual subiram 15,8% na Bolsa brasileira nesta terça-feira (27), recuperando parte do tombo que fez o banco perder quase 30% em valor de mercado em dois dias.

O BTG recuperou R$ 7 bilhões em valor de mercado no pregão de hoje. Os papéis encerraram o dia negociados a R$ 53,82.

O Ibovespa terminou o dia em alta de 0,87%, a 97.276 pontos, após um dia de grande oscilação no mercado doméstico --o BTG não faz parte do índice.

O banqueiro André Esteves, do BTG, em evento do Lide em Campos do Jordão, interior de São Paulo - Bruno Santos - 5.abr.19/Folhapress

Os papéis do banco tiveram forte queda após uma sequência de notícias que conectaram o BTG a suspeitas de corrupção investigadas na Operação Lava Jato.

Na segunda, circulou um arquivo que era resultado de uma denúncia anônima feita em 2016 por uma pessoa que se disse ligada ao banco. Nele, são detalhados supostos esquemas de lavagem de dinheiro do BTG. A denúncia afirma que o banco teria um departamento de propinas, semelhante ao da Odebrecht.

Procurado, o BTG afirmou em nota que a notícia é absurda e negou irregularidades.

“Esclarece ainda que as operações mencionadas são fantasiosas e jamais poderiam ter sido sequer registradas nos sistemas de negociação existentes no Brasil e nunca teriam passado despercebidas pelas diversas auditorias e reguladores a que o BTG Pactual se submete”, disse o banco em nota.

O documento era um anexo da 64ª fase da Lava Jato, deflagrada na sexta (23), na qual a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra ex-presidentes da Petrobras, Graça Foster, e do BTG Pactual, André Esteves. Quando há busca e apreensão, a polícia busca documentos para aprofundar investigações em curso e localizar provas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.