Diferença entre taxa brasileira e americana nunca foi tão baixa

Apesar da coincidência, não há sinais de que as duas instituições iniciaram um ciclo de cortes de juros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As decisões dos comitês de política monetária dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos reduziram a diferença entre as taxas de juros nos dois países a 3,75 pontos percentuais.

Trata-se de patamar inédito desde que o Banco Central do Brasil passou a usar a taxa Selic como instrumento de política monetária, em 1999.

Essa diferença, que era de quase 40 pontos naquela época, oscilou durante esses 20 anos refletindo um certo descompasso entre o ritmo das duas maiores economias da América.

Apesar da coincidência de movimentos nesta quarta-feira (31), não há sinais de que as duas instituições iniciaram um ciclo de cortes de juros.

De acordo com André Perfeito, economista-chefe da Necton, o BC brasileiro promoveu um corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic e já falou em cortes adicionais.

O banco central norte-americano, por outro lado, promoveu uma redução de 0,25 ponto e não sinalizou que haverá novas reduções da taxa nos próximos meses.

Com isso, a diferença entre as taxas devem cair ainda mais, retirando a atratividade do ganho com a diferença de juros nos dois países.

"Com um diferencial de juros tão baixo, a gente tem um desestímulo a operações de arbitragem entre as taxas de juros e ao fluxo de câmbio", afirma o economista. 

"Esse mercado pode enfrentar alguma volatilidade até entender qual é plano do BC e qual o plano do Fed [Federal Reserve]."

Nos últimos dois anos, o diferencial de juros caiu cerca de 40%, enquanto o risco-país recuou cerca de 15%.

Marcos Ross, economista da XP Investimentos, afirma que o diferencial de juros está apertado, mas que existe a possibilidade de o Brasil voltar a crescer e os Estados Unidos desacelerarem mais.

"Há chances de isso acontecer com as reformas. O Brasil já está com um patamar de juros adequado para o investidor estrangeiro". 

Para ele, importa mais a relação dívida/PIB do que a Selic para investir. "O estrangeiro é o primeiro a sair e o último a entrar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.