Executivos repercutem importância do prêmio Top of Mind para as marcas campeãs

"Combustível", "chancela de bom trabalho", "relevância", "responsabilidade". São palavras com as quais grandes executivos definem o maior prêmio de lembrança de marca do Brasil, a Folha Top of Mind, que chega à sua 28ª edição. A revista anual com os resultados da pesquisa Datafolha circula nesta quarta (31), junto com o jornal.

Os campeões foram anunciados na noite desta terça (30), em cerimônia realizada na casa de espetáculos Tom Brasil, região sul de São Paulo.

Os principais empresários e publicitários do país se reuniram no espaço, que contou com várias ações de marketing e muito barulho feito pelas torcidas. Ao todo, cerca de mil pessoas compareceram ao evento.

Os atores Gabriel Braga Nunes e Denise Fraga foram os apresentadores e chamaram ao palco as marcas campeãs –num total de 61 categorias.

Algumas delas firmaram-se como líderes históricas, a exemplo de Omo e Coca-Cola, ambas vencedoras da categoria Top do Top, a mais importante da pesquisa. Outras estrearam no prêmio, como Red Bull, Dorflex e Uber, como vencedores de novas categorias.

Durante o evento, executivos enalteceram a importância da premiação. Ivan de Sá, presidente da BR Distribuidora, destacou a manutenção da Petrobras como Top Combustível pelo 16º ano consecutivo. "Tremenda responsabilidade. Para nossas revendas, ter marcas que transmitem essa confiabilidade é fundamental."

Além de combustível, a Petrobras ganhou ainda Top Óleo Lubrificante –com a Lubrax, produto da marca– e, pela terceira vez em três anos, Top Marca que Representa o Brasil.

Para o gerente de comunicação da estatal, Eraldo Carneiro, a ligação da marca com o país é histórica. "Mas, depois de tudo o que passamos nos últimos anos, ela está sendo reavivada."

Mauricio Parise, diretor de marketing da Gol, celebrou o fato de pela primeira vez a marca ter ganho sozinha a categoria Top Companhia Aérea, batendo a Latam. "Era um objetivo bem plantado nas nossas metas para o ano. Precisávamos ser Top of Mind isoladamente. O prêmio é um combustível para, agora, nos mantermos no topo, o que é ainda mais difícil."

O diretor-executivo da Caixa, Humberto Magalhães, falou da importância do prêmio para a marca, que é Top Poupança –tendo sido a mais citada da pesquisa nas 17 vezes em que a categoria fez parte do levantamento. "Reflete, justamente, o reconhecimento dos clientes na segurança e na praticidade que a Caixa oferece neste investimento tão popular no Brasil."

Top Carro, dividindo o prêmio com a Fiat, a Volkswagen esteve fora da liderança em apenas uma edição do prêmio. "Para nós, é muito relevante. É como uma chancela de que nosso trabalho de planejamento de mídia e comunicação está dando certo", afirmou Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen.

Representantes de marcas que estrearam no prêmio também destacaram a importância do levantamento.

Para Regiane Bueno, diretora executiva de marketing da Monange, "é muito importante participar de um prêmio tão reconhecido e ser bem lembrado pelos nossos consumidores".

Alexander Guazzelli, superintendente de design do banco Itaú, destacou o trabalho do banco, que une diversas áreas, para ganhar cada vez mais a lembrança dos clientes.

"Ganhar o prêmio Folha Top of Mind tem uma importância muito grande. Todo o trabalho que fazemos, seja no banco ou nas agências, é no sentido de ter uma presença de marca maior", afirma.

(Andrea Martins, Anna Rangel, Katherine Rivas, Letícia Akamine e Nathalia Durval)

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