O segundo paciente confirmado de coronavírus no Brasil é um funcionário da XP —maior corretora do país e que, recentemente, fez sua abertura de capital na Nasdaq, em Nova York. A instituição confirmou que o funcionário foi diagnosticado neste sábado (29).
No domingo (1), a XP enviou um comunicado interno a seus colaboradores informando o ocorrido e dando instruções para aqueles que tenham passado por países de risco ou que tenham os sintomas referentes à doença, como dor de cabeça, febre, tosse ou falta de ar.
O funcionário de 32 anos esteve recentemente no norte da Itália, em viagem de lazer, e teve reuniões de trabalho na sede da XP, na quinta-feira (27) passada.
A companhia afirmou que todos os colaboradores que tiveram contato próximo com o profissional estão sendo acompanhados e orientados por médicos especialistas —e que nenhum deles apresentou qualquer sintoma da doença por enquanto.
O funcionário, segundo a empresa, está em casa, passa bem e também não apresenta sintomas.
Além disso, a XP também está recomendando aos funcionários que estiveram em algum país da chamada zona de risco –países que apresentam um número crescente de contágio e mortes, como é o caso da Itália— nas duas últimas semanas, que trabalhem de casa por pelo menos 14 dias.
A empresa afirmou que atua em total colaboração com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. “A XP não medirá esforços para garantir o melhor e mais seguro ambiente de trabalho para cada um dos nossos colaboradores”, afirmou a companhia, em nota.
Ainda segundo a XP, o fato não acarretará em nenhum impacto para os clientes e parceiros das empresas da companhia e afirmou que todas as operações prosseguem normalmente.
Em comunicado interno, a companhia informou aos seus funcionários um email e um ramal específicos para que aqueles que tenham estado em países de risco recentemente ou que apresentarem os sintomas, possam entrar em contato para obter orientações.
Além disso, a empresa afirmou que já nesta segunda-feira, fará palestrar com especialistas sobre o tema em seus escritórios e distribuirá kits de higiene, também com instruções de boas práticas recomendadas por profissionais de saúde. A XP afirmou, ainda, que dará seguimento ao tema e mais detalhes em próximos comunicados.
Para os funcionários que não estiverm em algum país de risco e nem tenham tido contato próximo com alguém diagnosticado com coronavírus, a orientação dos especialistas, segundo a empresa, é para que mantenham a rotina normal e para que façam o teste para detecção apenas caso os sintomas apareçam.
Confira a íntegra do comunicado:
Ele passa bem, sem sintomas e está em casa. Os colaboradores que tiveram contato próximo com o profissional estão sendo acompanhados e orientados por médicos especialistas e, o mais importante, não apresentam qualquer sintoma da doença.
Em uma medida preventiva, a empresa está recomendando aos colaboradores que estiveram em algum país da chamada “zona de risco” nas últimas duas semanas que trabalhem de casa por pelo menos 14 dias.
A empresa ressalta ainda que está em contato direto e atua em total colaboração com as autoridades mais competentes sobre o assunto, como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
O fato anunciado hoje não acarreta nenhum impacto para os clientes e parceiros das empresas da companhia, e todas as operações prosseguem normalmente.
A XP Inc não medirá esforços para garantir o melhor e mais seguro ambiente de trabalho para cada um dos nossos colaboradores.
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