Descrição de chapéu

Ala militar ocupa espaço político antes exclusivo de Paulo Guedes

Ministro se enfraquece na crise, enquanto fardados ampliam ação na saúde e economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O "Plano Marshall" de infraestrutura apresentado nesta quarta (22) pelo governo é o mais eloquente avanço da área militar da gestão Jair Bolsonaro sobre o feudo de Paulo Guedes.

Não se trata tanto de uma oposição programática imediata, entre ideias mais liberais do ministro da Economia e um suposto desenvolvimentismo por parte dos militares. Guedes já vinha conversando sobre a necessidade de geração de empregos por meio de frentes de trabalho públicas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista sobre coronavírus no fim de março
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista sobre coronavírus no fim de março - Pedro Ladeira - 31.mar.2020/Folhapress

Na essência, é o que o general Walter Braga Netto, chefe da Casa Civil, propôs a partir de planos do capitão do Exército Tarcísio Freitas (Infraestrutura). Para horror de Bolsonaro, suas raízes estão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

erraram a referência histórica: esse tipo de política é associada ao New Deal (novo trato, em inglês), a política de recuperação econômica dos EUA após a crise de 1929 por meio de obras públicas.

O Plano Marshall foi a injeção a partir de 1948 do equivalente hoje a US$ 130 bilhões (R$ 710 bilhões nesta quarta) para reconstruir e estimular a economia europeia após a Segunda Guerra Mundial, barrando assim o avanço do comunismo soviético sobre os países ocidentais do continente.

O Brasil anunciou medidas equivalentes a pouco mais de 2,5% do seu Produto Interno Bruto para aliviar a crise, mas não há notícia de socorro externo a caminho.

Pior, não se sabe exatamente de onde viria o dinheiro: a taxa de investimento público em infraestrutura caiu de 1,26% para 0,65% do PIB de 2010 a 2019, segundo dados da consultoria Inter.B. A fatia privada subiu, de 1,01 para 1,22% do PIB, mas o somatório é bem abaixo dos cerca de 4% que seriam necessários para fazer deslanchar o setor.

Ter tido a ideia e não ter sido o autor do anúncio foi só o sinal público mais evidente do desprestígio crescente de Guedes, antes todo-poderoso e visto pelos militares como um dos pilares do governo Bolsonaro.

Houve entreveros pontuais entre a equipe econômica e os militares durante a confecção das reformas previdenciária e de carreira da categoria, um braço de ferro vencido pela caserna. Nos últimos meses, houve boataria constante sobre um desejo mais dirigista da economia por parte da ala fardada.

Economicamente, contudo, há mais convergências do que divergências. A reativação do desenvolvimentismo dos tempos do general Ernesto Geisel (1974-1979) no fim do segundo governo Lula (2007-2010) e na primeira gestão Dilma Rousseff (PT, 2011-2014), que feriu a saúde fiscal e levou o país à recessão, é citada por ministros militares como uma lição aprendida.

Isso até aqui, naturalmente. Desde que começaram a reocupar o espectro político com a chegada de Braga Netto à Casa Civil, em fevereiro, os militares no governo têm sido mais ouvidos sobre questões que antes eram exclusivas do czar econômico e passaram a apresentar objeções antes impensáveis às diretrizes da Economia.

Tropeços, como a famosa frase das empregadas que viajavam à Disney, tisnaram ainda mais sua imagem. Mesmo na fortaleza da Faria Lima, no mercado financeiro, o ministro deixou de ser visto como uma unânime sumidade.

No governo, ele teve seu espaço ocupado de vez desde o começo da crise do coronavírus, que retirou o protagonismo da agenda reformista que ele tocava uma conturbada parceria com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Se no ano passado a dobradinha entregou, graças principalmente aos esforços de Maia, a reforma da Previdência, o Parlamento já vinha desde o começo do ano tomando para si a condução e o ritmo das medidas que viriam a seguir.

Tudo isso foi atropelado pela emergência sanitária. Nela, um isolado Bolsonaro se viu acuado, com reveses acumulados no Parlamento e no Supremo Tribunal Federal, levando o presidente a apelar a um radicalismo cada vez maior —que começa no seu negacionismo da gravidade da Covid-19 e desemboca no apoio a defensores de uma intervenção militar no domingo (19).

No tiroteio, Guedes ficou perdido. Integrantes da ala militar do governo, que são entusiastas da abordagem do combate à crise também pelo lado econômico favorecida por Bolsonaro, não pararam de se queixar da demora e da burocracia na execução dos programas de auxílio emergencial.

Vitaminados pela fragilidade de Bolsonaro, que empoderou dentro do possível para seu temperamento os generais do Planalto, os militares do governo já vinham ampliando seu escopo para a coordenação da crise sanitária.

Além de Braga Netto ter virado porta-voz da operação de guerra contra o vírus, o novo titular da Saúde, Nelson Teich, foi colocado no cargo sob tutela militar. A transição na pasta vem sendo assistida pelo almirante Flávio Rocha, da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

E seu número 2 será o general Eduardo Pazuello, mais um egresso no governo da "turma da Olimpíada" —encabeçada por Fernando Azevedo (Defesa) e com a dupla palaciana Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), todos com funções nos Jogos de 2016 no Rio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.