Descrição de chapéu
Luís Felipe Valerim e Ivo da Motta Azevedo Corrêa

Congresso assume leme das medidas econômicas de combate ao coronavírus

Crises, por regra, fortalecem o Executivo, mas no Brasil, é o Legislativo que ganha espaço na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luís Felipe Valerim Ivo da Motta Azevedo Corrêa

Apesar da fragmentação do nosso sistema partidário, da necessária aprovação parlamentar para inúmeras matérias e da estrutura federativa do Estado, o nosso sistema político-institucional concentra poderes suficientes nas mãos do presidente da República para implementar seu programa de governo.

Sem adentrar em nuances do tema ao longo da história, esta foi a tônica entre os anos de 1990 a 2014, inclusive na aprovação de diversas reformas constitucionais e na implementação de políticas públicas estruturantes.

Dentre os poderes que o presidente da República para comandar a agenda legislativa, destacam-se: a possibilidade de edição medidas provisórias; o poder de iniciativa legislativa para diversos temas, incluindo a organização da administração pública e o Orçamento público; a capacidade de requisitar a urgência na tramitação dos projetos de lei propostos pelo Executivo; e o poder de veto parcial ou integral sobre os projetos de lei aprovados pelo Parlamento.

Nos últimos anos, no entanto, temos visto a reversão dessa preponderância do Executivo sobre o Legislativo. Diversos são os sinais nesse sentido.

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli - Mateus Bonomi/AGIF

A taxa de aprovação das MPs (medidas provisórias) tem sido a menor dentre todos os presidentes do período democrático.

O número de vetos presidenciais derrubados pelo Congresso também disparou, incluindo matérias de destaque como a nova Lei de Abuso de Autoridade ou a alteração dos critérios para concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Vale lembrar o protagonismo que o Legislativo assumiu em pontos centrais da agenda do governo, notadamente a reforma da Previdência.

Esse renascimento do Legislativo parece estar em evidência mais uma vez durante a crise causada pela pandemia da Covid-19. Ora, crises são momentos em que tipicamente o Executivo assume as rédeas do processo, seja por sua liderança política e capacidade de articulação, seja pela expertise técnica e jurídica dos ministérios e agências.

Contudo, se é verdade que o Ministério da Saúde tem tentado coordenar a resposta sanitária à pandemia, a dimensão da crise enseja outras reações nos campos econômico, social e jurídico. E aqui o Congresso Nacional parece estar com o leme: a aprovação do auxílio emergencial para pessoas de baixa renda, cuja iniciativa do projeto e desenho do programa foram definidos pelos parlamentares.

Se olharmos apenas para agenda de hoje do parlamento, temos dois bons exemplos. No Senado, tivemos a votação do PLS n. 1.179/2020, que cria um regime jurídico transitório para diversas relações jurídicas privadas no período da pandemia, de autoria do atual presidente-Interino do Senado Federal.

O texto foi articulado em parceria com o presidente do STF, membros do STJ e contou com a contribuição de diversos juristas. Inspirando em uma legislação aprovada recentemente na Alemanha, o projeto busca reduzir o grau de insegurança jurídica e litigiosidade típicos em períodos de crise.

Do outro lado do corredor, na Câmara, está a votação da chamada PEC do Orçamento de Guerra, de autoria do presidente da Casa. A proposta cria um regime extraordinário fiscal, orçamentário e de contratação para enfrentar os desafios trazidos pela pandemia, trazendo resposta direta aos alegados entraves jurídicos responsáveis pela demora em operacionalizar algumas medidas.

Em suma, o Legislativo tem assumido papel determinante na definição da pauta e na aprovação de matérias estruturantes para o país, sendo o enfrentamento dos efeitos da pandemia outro exemplo eloquente.

Luís Felipe Valerim

Foi subchefe-adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. É professor da FGV Direito SP, diretor Deinfra/Fiesp e Sócio do XVV Advogados

Ivo da Motta Azevedo Corrêa

É sócio do escritório Xavier Vasconcelos Valerim Corrêa De Paula Advogados e professor do Insper

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.