Descrição de chapéu Coronavírus

Coronavírus reduz negócios na cidade das noivas da China

Suzhou, uma das maiores exportadoras de artigos para noivas, sofre à medida que casais adiam ou cancelam suas celebrações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xangai (China) | Reuters

As vitrines do Shopping de Vestidos de Noiva Huqiu, de cinco andares, na cidade chinesa de Suzhou, brilham com o reflexo de fileiras e mais fileiras de vestidos elaborados para atrair compradoras.

Mas há poucos clientes no shopping moderno, uma vitrine reluzente da enorme indústria local de vestidos de noiva, que geralmente atraem visitantes não apenas de toda a China, mas também do exterior.

"As vendas neste ano não estão boas, espero que se recuperem um pouco no segundo semestre", disse à Reuters Ma Li, dona da loja de vestidos de noiva Hua Qing Yu no shopping, enquanto vestia manequins.

Suzhou, uma das maiores exportadoras de artigos para noivas do mundo, está sentindo um calafrio à medida que casais em toda parte adiam, diminuem o tamanho ou cancelam seus casamentos por causa da pandemia do coronavírus.

O centro industrial no leste da China também abriga fábricas pertencentes a fornecedores da Apple, bem como um centro de tecnologia da Microsoft, mas os vestidos de noiva são uma parte importante de seus negócios. E é um grande negócio.

As vendas no mercado de casamentos na China aumentaram de 923 bilhões de yuans para 1,64 trilhão de yuans (cerca de R$ 1,31 trilhão) de 2014 a 2018, de acordo com a Frost & Sullivan, e a taxa anual composta de crescimento atingiu 15,5%. Em 2023, espera-se que a indústria valha 3 trilhões de yuans.

Esse rápido crescimento foi interrompido pela descoberta dos primeiros casos de coronavírus em Wuhan, a cerca de 740 quilômetros a oeste de Suzhou, no final de 2019. As medidas de bloqueio começaram a ser impostas na China e em outras partes do mundo a partir do final de janeiro.

Embora a China tenha começado recentemente a permitir a retomada de algumas grandes reuniões de casamento após uma queda acentuada no número de novos casos de Covid-19, empresas de Suzhou disseram à agência Reuters que as vendas estão longe de atingir os níveis normais, já que muitos casais estão reduzindo suas festas devido ao orçamento ou restrições de convidados.

"Basicamente não temos clientes", afirmou Zhu Yuan, presidente da Romen's Wedding Dress, falando de seu showroom, onde dezenas de vestidos brancos enfeitados estavam espremidos em araras.

"De uma centena, apenas 10 a 20% sobreviveram", disse ela sobre as empresas de seus clientes, incluindo ateliês de noivas e exportadores.

A Suzhou Jusere Wedding & Evening Dress Co. Ltd., uma das maiores fabricantes de vestidos de Suzhou, tentou mitigar a crise aumentando as vendas diretas para noivas e viajando até seus clientes.

Mas a escalada do vírus para uma pandemia global fez os pedidos estrangeiros, que costumavam responder por um décimo das vendas da empresa, quase desaparecerem.

"Espero que a epidemia no exterior possa ser controlada, o que permitirá a reabertura dos ateliês de vestidos de noiva. Isso poderá, por sua vez, impulsionar o consumo", disse o fundador, Xu Chuanhai.

A China Wedding Expo 2020, evento anual que atrai revendedores de vestidos de noiva, exportadores e ateliês de noivas, aconteceu em Xangai no mês passado, mas os expositores disseram que houve poucos visitantes.

Segundo Jiang Xin, representante da Hermosa Trading, o aumento dos custos de transporte devido à pandemia encareceu a exportação de vestidos.

"A tarifa é fixa, mas os custos de transporte aumentaram porque muitos voos foram cancelados", explicou ele. "O ciclo de pedidos é mais longo, então os custos estão aumentando."

Em outro lugar em Xangai, Wei Jiawen e seu marido, Pan Wenjun, celebraram suas núpcias com sua família e amigos em meados de agosto em uma cerimônia que foi reduzida em relação à celebração originalmente planejada para fevereiro.

"Sofremos pressão física e mental durante seis meses por causa do atraso no casamento", disse Wei, que deu à luz uma filha enquanto esperava para remarcar o casamento.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.