Descrição de chapéu The New York Times

Coca-Cola está mudando sabor de refrigerante, de novo

Marca modificou o sabor em 1985 e enfureceu um país

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The New York Times

Em 1985, a Coca-cola modificou o sabor do refrigerante que dá nome à marca e enfureceu um país. Agora a companhia está fazendo o mesmo de novo, correndo o risco de mais uma revolta.

Desta vez, está mudando o sabor e a aparência de um de seus refrigerantes mais populares: a Coca-Cola Zero Sugar, mais conhecida como Coke Zero, a versão diet que deveria se parecer com a versão doce da Coke "clássica".

Autoridades da empresa disseram na terça-feira (13) que o plano era mudar a bebida de tal forma que ela "produzisse um sabor de Coke ainda mais icônico".Americanos ansiosos, ou pelo menos aqueles que bebem regularmente Coke Zero, serão os juízes.

Nas redes sociais, já há preocupação e apreensão sobre a mudança iminente. Alguns consumidores prometeram mudar para outras bebidas, como Diet Dr Pepper, ou recorrer à arquirrival da Coca-Cola, Pepsi.

Logo vermelha e branca da Coca-Cola em um restaurante em Washington, nos Estados Unidos; imagem tem uma garrafa de vidro do refrigerante
Logo da Coca-Cola em um restaurante em Washington, nos Estados Unidos - Karen Bleier - 1.mai.16AFP

Outros lembraram o desastre de marketing de 1985, quando a Coca-Cola revelou "The New Coke", uma versão mais doce do refrigerante original que foi recusada por muitos consumidores.

Uma garçonete de Detroit disse ao The New York Times naquele ano que a bebida era "sem graça e doce demais". Um escritor na Flórida a chamou de "uma tragédia do sabor". Um porta-voz da Pepsi-Cola declarou que era "uma tremenda oportunidade para nós".

Aquela mudança foi uma tentativa de revidar o crescente sucesso da Pepsi, que começava a cortar a participação de mercado da Coca.Mas os consumidores odiaram a New Coke. Em junho de 1985, a companhia recebia 1.500 ligações por dia em sua linha direta ao consumidor.

"As pessoas pareciam considerar qualquer funcionário da Coca-Cola —de autoridades de segurança em nossa sede a seus vizinhos que trabalhavam na Coke— pessoalmente responsáveis pela mudança", segundo um relato detalhado do fiasco no site da companhia, que descreve o episódio como "um dos mais memoráveis fracassos de marketing de todos os tempos".

A alteração do sabor irritou tanto as pessoas que um episódio da série cômica "The Golden Girls" se referiu à fúria em uma piada, consumidores estocaram latas da bebida original e pelo menos um processo legal tentou fazer a Coca-Cola voltar a sua fórmula original (um juiz federal recusou o processo, alegando que preferia Pepsi.)

Em julho de 1985, após apenas três meses, a empresa anunciou que devolveria às prateleiras das lojas a Coca-Cola original, agora rebatizada de "Coca-Cola Classic".

"Se é isso que o consumidor quer, é o que daremos a ele", disse na época Charles Millard, então presidente da Coca-Cola Bottling Co., de Nova York.

Desta vez, a mudança provavelmente não causará o mesmo tipo de reação, apesar de alguns resmungos iniciais, disse Doug Bowman, professor de marketing na escola de administração Goizueta da Universidade Emory.

"Essa é uma estratégia em que a Coke está tentando ficar à frente do mercado", disse ele.

Em geral, os consumidores se acostumaram com as companhias de bebidas mudarem e adaptarem bebidas populares. Bowman notou que em quase 40 anos desde a confusão da New Coke empresas de vodca lançaram sabores de baunilha, limão e pêssego; marcas populares de cerveja experimentaram diversos sabores; e tanto a Coke quanto a Pepsi experimentaram variedades de frutas.

A Coca-Cola fez até um suprimento limitado da New Coke em 2019 como parte de uma promoção ligada a "Stranger Things", o filme thriller sobrenatural ambientado nos anos 1980. As mudanças divulgadas na nova Coke Zero são sutis em comparação, disse ele.

"É difícil ver alguém perceber a diferença, exceto o pessoal mais fiel à Coke Zero Sugar", disse Bowman, que de 2002 a 2004 deu aulas na Emory para empregados da Coca-Cola através de um programa pago pela companhia.

Natalia Suarez, gerente sênior de marca na Coca-Cola, disse em um comunicado que a companhia já mexeu antes na receita do refrigerante.

"A paisagem do consumidor está sempre mudando, o que significa que precisamos evoluir para nos mantermos à frente", disse ela.

A Coca-Cola Zero Sugar, lançada em 2005, já teve seu sabor modificado. Em 2017, a empresa disse que o produto foi "reformulado" para se parecer mais com a Coca-Cola padrão. Em seu comunicado, a companhia disse que a nova mudança "otimiza os sabores existentes da Coca-Cola Zero Sugar e os ingredientes existentes".

Embora a companhia não tenha dito como seria esse processo, ela prometeu na rede social que não mudará os ingredientes, que incluem água carbonatada, corante caramelo, ácido fosfórico, aspartame, cafeína e benzoato de potássio.

Traduzido originalmente do inglês por Luiz Roberto M. Gonçalves

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