Descrição de chapéu Financial Times

Wall Street se prepara para alta histórica nos lucros de empresas americanas

Companhias que integram o índice S&P 500 de ações de primeira linha devem anunciar altas de quase 63%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Siddharth Venkataramakrishnan
Financial Times

As grandes companhias dos Estados Unidos devem anunciar uma retomada forte dos lucros em seus resultados do segundo trimestre, sublinhando a escala da recuperação na situação das grandes empresas americanas desde o momento mais deprimido da pandemia.

As companhias que integram o índice S&P 500 de ações de primeira linha devem anunciar altas de quase 63% em seus resultados do segundo trimestre, ante o período em 2020, depois dos 52,5% no primeiro trimestre de 2021, de acordo com dados da FactSet.

Se os dados do segundo trimestre cumprirem as expectativas de Wall Street, isso marcaria a maior alta desde o período que sucedeu imediatamente a crise financeira de 2008-2009.

A temporada de anúncios de resultados, que deve começar esta semana com grandes bancos como JPMorgan Chase, Bank of America e Citigroup reportando seus resultados financeiros, assumirá importância especial porque o S&P 500 está perto de um recorde de alta, depois de subir quase 16% do começo do ano para cá.

Placa de Wall Street fora da Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos; ao fundo da imagem há uma bandeira dos Estados Unidos
Placa de Wall Street fora da Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos - Carlo Allegri - 16.abr.21/Reuters

A recuperação prevista nos lucros, depois de uma recessão profunda nos resultados das empresas nos três primeiros trimestres do ano passado, deflagrada pela crise do coronavírus, deve ser liderada pelos bancos e por outras empresas sensíveis à situação da economia, de acordo com Jonathan Golub, estrategista chefe do Credit Suisse para o mercado de ações americano.

As ações nessas companhias “cíclicas” vêm apresentando bom desempenho este ano, já que os investidores antecipam que a maior economia do planeta registre crescimento vigoroso depois da contração de 3,5% sofrida no ano passado.

As ações do setor de energia, que se beneficiaram da alta das commodities, lideraram o mercado, superando o índice S&P 500 em mais de um terço do começo do ano para cá. O setor financeiro, que incorpora os bancos, mostra alta de mais de 20% do final de 2020 para cá.

Golub acrescentou que as expectativas de um grande crescimento nos lucros foi um motivo crucial para a alta nos preços das ações este ano. E significou que mesmo que o S&P 500 tenha saltado para um pico histórico, indicadores importantes quanto ao valor de mercado das empresas se mantiveram em geral estáveis.

O múltiplo médio com relação ao lucro antecipado para o ano é no momento de 21,6, ante 22,16 no começo de dezembro, de acordo com dados da FactSet. Mesmo assim, Rupert Thompson, vice-presidente de investimento do Kingswood Group, foi cauteloso.

“Creio que estejamos no pico em termos de níveis absoluto de crescimento”, ele disse. “Não vou dizer que estamos a um passo de uma virada para o negativo, mas a ideia de que a expectativa de lucro continue a ser um fator de apoio tão forte quanto foi nos últimos seis a 12 meses é dúbia”.

Geir Lode, da administradora de investimentos Federated Hermes, ecoou esse sentimento, declarando que a temporada de anúncio de resultados representava “um potencial solavanco” para os mercados, e pode “se provar desafiadora para muitas empresas que lutam por cumprir as fortes expectativas despertadas por um primeiro trimestre forte”.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.