Descrição de chapéu Ásia

Grupo chinês HNA é alvo da polícia por suspeitas criminais

Presidente e executivo-chefe da empresa foram presos, diz conglomerado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xangai | Reuters

O grupo chinês HNA, outrora um dos conglomerados mais ativos em aquisições no país, disse na sexta-feira (24) que o presidente e o executivo-chefe da empresa haviam sido levados pela polícia, suspeitos de terem cometido crimes.

A empresa, colocada em recuperação judicial em fevereiro, afirmou em um comunicado em sua conta oficial no WeChat que havia sido notificada pela polícia em sua província natal de Hainan, sul da China, que o presidente Chen Feng e o presidente-executivo, Tan Xiangdong, haviam sido levados.

“As operações do grupo HNA e suas empresas estão estáveis e em ordem, e a falência e o trabalho de reestruturação estão progredindo tranquilamente, de acordo com a lei”, disse a empresa.

Prédio da HNA em Pequim, na China - Jason Lee - 9.fev.2018/Reuter/File Photo

Um outro comunicado do HNA na sexta-feira disse que os membros do Partido Comunista da empresa haviam sido informados em uma reunião que a polícia havia levado Chen e Tan. Os participantes foram incentivados a fortalecer a liderança do partido no HNA.

Na década de 2010, o Grupo HNA, cujos principais negócios são a companhia aérea Hainan Airlines, usou uma onda de aquisições globais, geralmente alimentada por dívidas, para construir um império com ações em negócios como o Deutsche Bank ao Hilton Worldwide.

Mas os seus gastos atraíram a atenção do governo chinês e de órgãos reguladores de outros países. As preocupações sobre as dívidas cresceram, e a empresa vendeu ativos como a empresa de serviços de aeroporto Swissport e a distribuidora de eletrônicos Ingram Micros para focar em seus negócios de companhia aérea e turismo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.