B3 lança produtos que acompanham índices de ações europeus

Contratos futuros dos índices Stoxx 50 e Dax Index foram listados nesta segunda (20)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O investidor brasileiro interessado em aproveitar as oportunidades no mercado internacional ganhou nesta segunda-feira (20) duas novas opções para adicionar ao portfólio.

A provedora global de índices Qontigo e a B3 anunciaram a listagem na Bolsa brasileira de dois contratos futuros referenciados nos principais índices europeus.

O Euro Stoxx 50 Index e o Dax Index serão os ativos-objetos dos derivativos de índice de ações e, de acordo com a B3, esta será a primeira vez que estes índices estarão disponíveis para os investidores brasileiros.

Pessoas acompanham oscilações das ações em painel eletrônico no prédio da Bolsa de Valores, em São Paulo
Pessoas acompanham oscilações das ações em painel eletrônico no prédio da Bolsa de Valores, em São Paulo - Amanda Perobelli - 9.mar.2021/Reuters

O Euro Stoxx 50 Index é o principal índice europeu de ações conhecidas como blue-chip no mercado, de empresas de grande porte. O índice engloba 50 ações de oito países da Zona do Euro: Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos e Espanha. No acumulado do ano até 17 de dezembro, o índice acumula alta de 17,1%.

Já o Dax Index acompanha o desempenho das 40 maiores empresas listadas no mercado regulado da Frankfurt Stock Exchange, na Alemanha, que cumprem certos requisitos mínimos de qualidade e rentabilidade. A seleção é baseada na capitalização de mercado ajustada ao free float (ações em negociação no mercado). O índice tem valorização de 13,21% no ano.

Os índices serão negociados em euros, mas compensados em reais. Segundo a Bolsa, isso permitirá que investidores registrados no Brasil acessem dois dos principais índices futuros europeus através do seu mercado local e sem riscos cambiais.

"A listagem dos índices futuros EURO STOXX 50 e DAX é uma iniciativa importante da B3 para expandir a oferta de instrumentos financeiros aos investidores brasileiros. Agora estes investidores terão ainda mais possibilidades de diversificar os seus portfólios a partir dos principais índices europeus", disse Claudio Jacob, diretor de desenvolvimento de mercados e de clientes da B3, em nota.

O executivo destacou que o lançamento se dá em um momento no qual a Bolsa de Valores do Brasil registra um aumento significativo no número de investidores individuais, com uma marca próxima de 4 milhões de contas.

"Os futuros EURO STOXX 50 e futuros DAX permitirão aos investidores brasileiros opinarem sobre o desenvolvimento da Europa e da Alemanha - a maior economia da Zona do Euro", afirmou Sean Smith, diretor administrativo de derivativos da Qontigo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.