Atividade empresarial nos EUA acelera em fevereiro

Resultado é atribuído a retorno de funcionários de licenças de saúde, aumento de viagens e maior oferta de matérias-primas

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Lucia Mutikani
Washington | Reuters

O crescimento da atividade empresarial nos Estados Unidos acelerou em fevereiro, com a redução do surto de infecções por Covid-19, mas preços mais elevados de insumos continuaram pesando em meio a restrições de oferta.

A IHS Markit informou nesta terça-feira (22) que seu Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar subiu a uma leitura de 56,0 neste mês, de 51,1 em janeiro, atribuindo o ganho ao "retorno de funcionários de licenças de saúde, aumento de viagens e maior disponibilidade de matérias-primas".

Leitura acima de 50 indica crescimento.

Trabalhadores montam veículos elétricos na fábrica da Lucid Motors em Casa Grande, Arizona, EUA - Caitlin O'Hara - 28.set.2021/Reuters

O subíndice composto para encomendas avançou a 57,5, de 55,2 em janeiro, com clientes fazendo compras adicionais para evitar futuros aumentos de preços.

A aceleração da atividade neste mês foi generalizada, com o PMI preliminar de serviços subindo a uma leitura de 56,7, ante 51,2 em janeiro e expectativa em pesquisa da Reuters de 53,0.

A atividade também acelerou no setor industrial, com forte crescimento das encomendas e aumento do emprego. O PMI preliminar do setor foi a 57,5 em fevereiro, de 55,5 no mês anterior e expectativa de 56,0.

Confiança do consumidor cai em fevereiro

A confiança do consumidor dos EUA caiu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, com menos consumidores planejando comprar casas, automóveis e sair de férias nos próximos seis meses em meio a preocupações com as perspectivas econômicas de curto prazo.

O Conference Board informou nesta terça-feira que seu índice de confiança do consumidor caiu para 110,5 neste mês, ante 111,1 em janeiro —dado que foi revisado para baixo.

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice cairia para 110,0, em relação à leitura anterior de 113,8 em janeiro.

"As expectativas sobre as perspectivas de crescimento de curto prazo enfraqueceram ainda mais, apontando uma provável moderação no crescimento no primeiro semestre de 2022", disse Lynn Franco, diretora sênior de indicadores econômicos do The Conference Board em Washington.

"Enquanto isso, a proporção de consumidores que planejam comprar casas, automóveis, eletrodomésticos e férias nos próximos seis meses caiu."

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