Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia

Guerra financeira contra a Rússia endurece e rublo cai a seu menor nível

Moeda russa perdeu cerca de um terço de seu valor contra o dólar desde o início do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | Reuters

O rublo atingiu nova mínima recorde de 110 por dólar nesta quarta-feira (2), enquanto o mercado acionário permanecia fechado —estratégia para o cambaleante sistema financeiro da Rússia, que está sob pressão das sanções ocidentais desde a invasão à Ucrânia.

O rublo perdia 7,3% no dia, a 108,60 por dólar no pregão de Moscou, depois de atingir mais cedo 110, mínima recorde. A moeda russa perdeu cerca de um terço de seu valor contra o dólar desde o início do ano.

A divisa teve queda de 7,1% em relação ao euro, que estava a 120,50 no início desta quarta-feira (2).

Fila para usar caixa eletrônico em São Petersburgo, na Rússia, no último domingo (27) - Anton Vaganov - 27.fev.2022/Reuters

Pelo terceiro dia seguido, o rublo perde força fora da Rússia. Na plataforma eletrônica EBS, a moeda vem sendo negociado a 115 por dólar, perto da mínima histórica de 120 atingida na segunda-feira (28).

A Rússia respondeu a esse movimento dobrando os juros a 20% e dizendo às empresas que convertam 80% de suas receitas em moeda estrangeira no mercado doméstico, uma vez que o banco central, agora sob sanções do Ocidente, interrompeu as intervenções em moeda estrangeira.

Bancos da Rússia são excluídos do Swift

Em outra frente de pressão, a União Europeia anunciou a exclusão de sete bancos russos do sistema de comunicação interbancária Swift, que sustenta as transações globais. As informações são do diário oficial da UE desta quarta.

Entre os bancos, que terão dez dias para encerrar suas operações no Swift, está o segundo maior credor da Rússia, o VTB, além de Bank Otrkitie, Novikombank, Promsvyazbank, Bank Rossiya, Sovcombank e VEB.

Uma autoridade sênior da UE explicou que os bancos em sua lista foram escolhidos com base em suas conexões com o Estado russo, com os bancos públicos já sujeitos a sanções após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

O Sberbank, o maior credor da Rússia, e o Gazprombank não foram incluídos na lista porque são os principais canais para pagamentos de petróleo e gás russos, que os países da UE ainda estão comprando, apesar do conflito.

A autoridade da UE disse que não é possível simplesmente permitir transações relacionadas à energia e excluir outras, pois o Swift não consegue diferenciar os tipos de pagamentos. Ela acrescentou que estes dois bancos estão, no entanto, sujeitos a outras medidas.

União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá agiram no sábado para bloquear certos bancos russos do Swift, embora não tenham dito naquele momento quais credores seriam atingidos.

Também nesta quarta, o banco estatal russo Sberbank anunciou que está deixando quase todo o mercado europeu. A saída ocorre um dia após o Banco Central do bloco ordenar o fechamento do braço europeu da empresa.

"Por ordem do Banco Central Europeu, a Autoridade Austríaca do Mercado Financeiro emitiu uma decisão hoje proibindo a instituição de crédito licenciada 'Sberbank Europe AG' (...) de continuar suas operações comerciais integralmente, com efeito imediato", disse a autoridade financeira da Áustria, cuja capital sedia o Sberbank europeu.

A notícia veio nesta quarta-feira (2), mesmo dia em que a estatal russa reportou lucros anuais recordes. O banco tinha ativos europeus no valor de 13 bilhões de euros (R$ 75,1 bilhões) até o final de 2020, e operações em países como Áustria, Croácia, Alemanha, Hungria, entre outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.