Descrição de chapéu The New York Times

Para tornar trabalho presencial mais atraente, empresas dos EUA abrem escritório onde funcionários moram

Após a pandemia, trabalhadores passaram a valorizar tempo antes gasto no transporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Matthew Haag
Nova York | The New York Times

Antes da pandemia, o trajeto de Maz Karimian até a zona sul de Manhattan era como o de muitos nova-iorquinos: uma viagem geralmente sofrida de 30 minutos em duas linhas de metrô que geralmente estavam lotadas ou atrasadas.

Em comparação, quando ele voltou ao escritório na semana passada, pela primeira vez desde que o coronavírus começou a invadir a cidade, seu trajeto pareceu tranquilo: um passeio de bicicleta de cerca de 10 minutos, de sua casa em Carroll Gardens até o escritório realocado de sua empresa em Dumbo.

"Eu amo o metrô e acho que é um ótimo sistema de transporte, mas sinceramente, se eu puder respirar ar fresco em vez do ar compartilhado e fechado, escolherei o primeiro sempre", disse Karimian, diretor de estratégia da ustwo, um estúdio de design digital.

Pessoas caminham em estação de metrô em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos
Pessoas caminham em estação de metrô em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos - Spencer Platt - 24.mai.2022/AFP

Mais de 26 meses depois que a pandemia provocou um êxodo em massa dos prédios de escritórios da cidade de Nova York, e depois que muitas empresas anunciaram e arquivaram os planos de retorno ao escritório, os funcionários finalmente estão começando a voltar para suas mesas. Mas o trabalho remoto reformulou fundamentalmente a maneira como as pessoas trabalham e diminuiu o predomínio do local de trabalho corporativo.

As empresas se adaptaram. Os diretores adotaram acordos de trabalho flexíveis, permitindo que os funcionários decidam quando querem trabalhar pessoalmente.

E algumas estão adotando medidas mais drásticas para tornar interessante o retorno ao trabalho: realocar seus escritórios mais perto de onde seus funcionários moram. Na cidade de Nova York, as medidas refletem um esforço das organizações para reduzir uma grande barreira para ir ao trabalho —o deslocamento— assim que começam a ligar de volta para seus funcionários.

Antes da pandemia, os trabalhadores de Nova York tinham o trajeto mais longo do país, em média quase 38 minutos, só de ida (ou volta).

Cerca de dois terços dos funcionários da ustwo moram no Brooklyn, então fazia sentido mudar o escritório para Dumbo, na beira-rio do Brooklyn, depois de uma década no distrito financeiro de Manhattan, disse seu diretor administrativo, Gabriel Marquez.

Apenas 8% dos funcionários de escritório de Manhattan estiveram presentes em pessoa cinco dias por semana, do final de abril ao início de maio, segundo pesquisa da Partnership for New York City, um grupo empresarial.

A mudança radical no uso de edifícios de escritórios tem sido uma das situações mais desafiadoras em décadas para o setor imobiliário de Nova York, e derrubou o vasto estoque de escritórios em Manhattan, que abriga os dois maiores bairros comerciais dos Estados Unidos, o Financial District e Midtown.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.