Saiba como devolver sorvete da Häagen-Dazs com substância que pode ser tóxica

Lote do sabor baunilha com validade entre julho de 2022 e de 2023 não pode ser consumido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Curitiba

O sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs está sendo recolhido do mercado por conter substâncias que podem ser tóxicas. O recall começou em julho, de forma voluntária, após a empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., produtora do item, identificar a substância.

Na ocasião, a informação era de que a substância poderia ser cancerígena, suspeita que, segundo a empresa, foi descartada. Nesta quarta (17), nova resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa o recolhimento de mais sabores de sorvete da marca por conter a mesma substância.

O recall teve início em 12 de julho e atinge lotes do sorvete sabor baunilha com validade entre os dias 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023, vendidos em embalagens de 415 g (473 ml) e distribuídos a estabelecimentos revendedores em embalagens de 7,7 kg (9,46 l).

Sorvete Häagen-Dazs sabor baunilha é retirado do mercado em todo o mundo por conter substâncias cancerígenas - Denis Charlet 8.dez.17/AFP

Em seu site, a empresa informou que as embalagens a serem retiradas são as cartonadas. "O recolhimento ocorre na medida em que foi identificado no aroma natural de baunilha a presença de traços de 2-cloroetanol, que pode estar associada ao óxido de etileno, substância mutagênica e carcinogênica, para a qual não existe tolerância de consumo na legislação sanitária", dizia a marca, na época.

Em novo posicionamento, a General Mills afirma que ao realizar investigação junto à Anvisa, foi comprovada que não há qualquer relação com óxido de etileno. "A General Mills reforça ainda que não utiliza óxido de etileno e 2-clorotetanol na fabricação de nenhum produto."

Na época, a Häagen-Dazs confirmou a retirada voluntária dos itens, afirmando ainda que os níveis de substância encontrados eram baixos.

"Para Häagen-Dazs, a qualidade e a segurança de seus produtos são grandes prioridades. A marca reitera que não utiliza óxido de etileno em nenhum processo de fabricação de seus produtos e que segue as normas regulatórias e de segurança, seguindo a legislação de cada mercado onde atua."

A Anvisa esclarece ainda que os lotes específicos são importados da França e estão sendo recolhidos em todo o mundo. Para identificar a data de validade, basta olhar no fundo da embalagem.

Quem comprou o produto está sendo orientado pela marca a não consumi-lo e pedir a troca ou o reembolso. Para isso, é preciso entrar em contato, de forma gratuita, nos seguintes canais:

Entenda os males do óxido de etileno (ETO) e de seus derivados

De acordo com a Anvisa, o ETO é classificado como uma substância que pode causar câncer, mutações capazes de provocar danos às células humanas e, até mesmo, alteração no material genético.

"Pelas informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade do 2-CE, substância decorrente da degradação do ETO e que foi detectada nesses lotes específicos de sorvete", diz a agência de vigilância.

Por esse motivo, não há limite residual que seja aceitável para essa substância em alimentos. A legislação brasileira também não tolera a substância de forma alguma em alimentos.

Recolhimento de alimentos

Segundo a Anvisa, o recolhimento de alimentos faz parte das "Boas Práticas de Fabricação" existentes no Brasil. "A resolução RDC 655, de 30 de março de 2022, prevê o recolhimento voluntário, iniciado pela empresa responsável pelo produto, como uma ferramenta de maior agilidade para imediata retirada do produto do mercado", diz o órgão.

É necessário que a empresa prime pelas matérias-primas utilizadas, além de ter rígido controle de qualidade dos produtos e não é admitida a presença de substâncias tóxicas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.