Descrição de chapéu Startups & Fintechs

Loggi demite cerca de 15% dos funcionários e troca presidente

Empresa diz que precisa se adaptar ao novo cenário global e garantir a sustentabilidade do negócio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Romani
São Paulo | Reuters

A companhia de entrega de encomendas Loggi demitiu cerca de 15% dos funcionários nesta segunda-feira (8) e anunciou uma troca no comando, com o atual diretor financeiro, Thibaud Lecuyer, assumindo a presidência da empresa.

A Loggi junta-se a uma série de startups com operações no Brasil que realizaram demissões nos últimos meses, incluindo QuintoAndar e Ebanx, entre outras.

A empresa disse em comunicado que "a redução de seu quadro de funcionários faz parte de um conjunto de ações de aumento de eficiência operacional tomadas nos últimos seis meses para adaptar a companhia ao novo cenário global e garantir a sustentabilidade do negócio".

Loggi
Entregador que presta serviço na plataforma Loggi - Divulgação

Lecuyer substituirá Fabien Mendez, um dos cofundadores da Loggi. Mendez assumirá a presidência do conselho.

Nos últimos anos, as startups se beneficiaram de grandes aportes de investimentos, especialmente por causa da redução das taxas de juros, adotada por bancos centrais em todo o mundo para manter a atividade econômica aquecida durante a pandemia, e da digitalização forçada da população, que se bancarizou e impulsionou de aulas a distância a compras pela internet —segmentos de atuação de muitas startups.

Agora, os fatores se inverteram. A volta das atividades presenciais joga dúvidas sobre o desempenho futuro das empresas de tecnologia. Não se sabe se hábitos online que as pessoas adotaram na pandemia, como o uso do ecommerce, serão mantidos.

Já os juros vêm sendo ajustados na tentativa de frear a inflação global, que não dá sinais de trégua. Taxas altas tornam mais rentáveis aplicações menos arriscadas que startups —empresas em fase de crescimento acelerado que, em muitos casos, queimam caixa para expandir e superar as concorrentes.

O resultado é escassez de dinheiro para aportes, pressão dos investidores por lucro e, por outro lado, oportunidades de negócio para companhias que querem adquirir startups por preços mais baixos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.