Descrição de chapéu América Latina

Diretores do BID demitem presidente após investigação, diz agência

Investigação aponta que Mauricio Claver-Carone teve um relacionamento íntimo com uma pessoa subordinada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cassandra Garrison Andrea Shalal
Cidade do México | Reuters

Os diretores do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) votaram nesta segunda-feira (26) pela demissão do presidente Mauricio Claver-Carone, disse uma fonte com conhecimento da votação à agência Reuters, depois que uma investigação mostrou que o único presidente norte-americano nos 62 anos de história do banco teve um relacionamento íntimo com uma pessoa subordinada.

O órgão mais sênior do maior banco de desenvolvimento da América Latina começou a votar na quinta-feira (22) e alcançou o quórum exigido e uma maioria nesta segunda, disse a fonte, acrescentando que as indicações para a substituição de Claver-Carone devem começar já na próxima semana.

Alguns membros estão pressionando para que Claver-Carone seja substituído por uma mulher, disseram à Reuters várias fontes informadas sobre a busca por seu substituto.

0
O presidente do BID, Mauricio Claver-Carone, que foi indicado para a instituição por Donald Trump - Divulgacao/Casa Branca

Os 14 diretores do BID haviam votado por unanimidade na quinta-feira para recomendar a demissão de Claver-Carone, depois que uma investigação ética independente encontrou evidências de que ele havia se envolvido em um relacionamento íntimo com uma autoridade sênior para quem ele havia tomado decisões de emprego, incluindo aumentos salariais totalizando mais de 45% do salário-base em menos de um ano.

Claver-Carone não pôde ser contatado por telefone nesta segunda-feira e não respondeu a uma mensagem de texto. Ele já havia negado as alegações, criticando a investigação por não "atender aos padrões internacionais de integridade". A vice-presidente executiva do banco, Reina Irene Mejia, de Honduras, deve assumir a presidência temporariamente até que um sucessor seja escolhido, disse uma fonte.

O BID não fez comentários imediatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.