Produção de veículos atinge melhor marca em 19 meses

Foram montadas 238 mil unidades em agosto; Anfavea e governo vão a Tóquio em busca de fábrica de semicondutores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A produção de veículos leves e pesados acompanhou o ritmo das vendas em agosto. Foram fabricadas 238 mil unidades, o melhor resultado dos últimos 19 meses, segundo a Anfavea (associação das montadoras).

Houve alta de 8,7% em relação a julho e de 43,9% na comparação com agosto de 2021. No acumulado do ano, há crescimento de 4,7%.

O resultado se deve à melhora no fornecimento de componentes, principalmente semicondutores.

"É a primeira vez que realizamos uma coletiva sem paralisação de fábricas", disse Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea. Ele lembrou que, na apresentação dos dados de julho, havia quatro fábricas paradas.

Carros novos estacionados no pátio da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) - Paulo Whitaker - 19.jun.2015/Reuters

A entidade ainda não fez projeções sobre o impacto das demissões promovidas pela Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). Na terça (6), a montadora anunciou o corte de 3.600 trabalhadores em sua fábrica de caminhões.

"A Mercedes era uma das empresas mais verticalizadas do segmento, e agora optou por esse modelo de desverticalização", disse Leite.

Neste sábado (10), o executivo viaja para o Japão com representantes da indústria e do governo. O objetivo é atrair fornecedores para a produção de semicondutores no Brasil.

Já há um projeto para a fabricação desses componentes em Minas Gerais, que faz parte de um novo programa de reindustrialização promovido pelas montadoras. A empresa se chama Unitec e fica em Ribeirão das Neves.

O presidente da Anfavea, contudo, diz que a restrição ao crédito e as altas taxas de juros já influenciam o mercado. Leite afirmou que, no momento, as vendas à vista representam 70% dos negócios.

As vendas de veículos leves e pesados ultrapassaram as 200 mil unidades em agosto, algo que ainda não havia ocorrido em 2022.

Segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o último mês terminou com 208,6 mil emplacamentos. O número inclui carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões. É o melhor resultado desde dezembro de 2020.

Houve crescimento de 14,6% em relação a julho. Já na comparação com agosto de 2021, a alta é de 20,7%. No acumulado do ano, contudo, há queda de 8% na comparação com os oito primeiros meses do ano passado.

A entidade, que em janeiro acreditava em uma alta de 8,5% nas vendas, revisou suas projeções em julho. Agora é aguardado um crescimento de 1% nos emplacamentos em relação a 2021.

Para atingir essa meta, a Anfavea fez uma projeção de emplacamentos para os próximos meses. A expectativa é registrar números próximos a 200 mil unidades em setembro e outubro e acima desse número no último bimestre, com pico de 233 mil licenciamentos em dezembro.

"Nós temos algumas questões que podem impactar o segundo semestre, como Copa do Mundo e eleições. Algum Impacto terá, por isso mantemos um otimismo moderado", disse Leite.

As exportações registram bons resultados, apesar das perdas no mercado argentino. O acumulado do ano chega a 335 mil unidades, alta de 32,2% em relação aos oito primeiros meses de 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.