Descrição de chapéu Financial Times inflação

Ações da Amazon despencam após projeções fracas para fim de ano

'Muita coisa está acontecendo no ambiente macroeconômico', diz presidente-executivo da companhia

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Dave Lee
San Francisco | Financial Times

A Amazon divulgou previsões de receita sombrias para o restante do ano, o que fez o preço de suas ações cair até 20% nas negociações pós-pregão desta quinta-feira (27).

O grupo de comércio eletrônico e nuvem disse que espera uma receita entre US$ 140 bilhões e US$ 148 bilhões para o período de outubro a dezembro, que abrange o período crucial de compras de fim de ano. Os investidores esperavam mais de US$ 155 bilhões, segundo dados da S&P Capital IQ.

A Amazon projetou que a receita operacional no trimestre atual poderia ficar entre zero e US$ 4 bilhões, contra estimativas de analistas de US$ 5 bilhões.

Logo da Amazon em centro de distribuição em Nova York - Brendan McDermid - 25.nov.2020/Reuters

Os resultados são os mais recentes em um ano contundente para o negócio principal tradicional da empresa de vender produtos online e levá-los à porta do cliente. A receita trimestral da loja online da Amazon vinha caindo desde o final de 2021.

A receita no terceiro trimestre foi de US$ 127,1 bilhões, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, mas um pouco menor do que as expectativas de Wall Street.

O lucro líquido da Amazon caiu para US$ 2,9 bilhões, em comparação com US$ 3,2 bilhões um ano atrás, e incluiu um aumento de US$ 1,1 bilhão em receita de sua participação na fabricante de veículos elétricos Rivian.

O preço de suas ações já havia caído 35% desde o início do ano antes do anúncio de resultados desta quinta, refletindo uma desaceleração mais ampla do mercado.

Os resultados da Amazon foram os mais recentes em uma semana sombria para as ações de big techs, com pressões macroeconômicas como a inflação pesando sobre o setor. "Estas são águas desconhecidas para os orçamentos de muitos consumidores", disse Brian Olsavsky, diretor financeiro da Amazon.

O executivo-chefe da companhia, Andy Jassy, disse que foi "encorajado pelo progresso constante que estamos fazendo na redução de custos em nossa rede de atendimento de lojas".

Mas ele acrescentou: "Obviamente, há muita coisa acontecendo no ambiente macroeconômico, e vamos equilibrar nossos investimentos para ser mais racionalizado sem comprometer nossas principais apostas estratégicas de longo prazo".

(Tradução de Marcelo Azevedo)

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