BC britânico adota alta histórica de juros apesar de cenário 'bastante desafiador'

Aumento na taxa de juros de 2,25% para 3% foi o maior em 33 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Milliken Andy Bruce
Londres | Reuters

O banco central britânico aumentou a taxa de juros para 3% nesta quinta-feira (3), de 2,25%, o maior aumento desde 1989 em meio a alertas de um cenário "bastante desafiador" para a economia.

O Banco da Inglaterra prevê que a inflação atingirá uma máxima de 40 anos de cerca de 11% durante o trimestre atual, mas que a Reino Unido já entrou em uma recessão que pode durar dois anos –mais do que durante a crise financeira de 2008-09.

A decisão de quinta-feira –a maior em 33 anos com exceção de uma tentativa fracassada de sustentar a libra em 1992– ficou em linha com as expectativas dos economistas em uma pesquisa da agência Reuters, mas não foi unânime.

Sede do Banco da Inglaterra em Londres - Maja Smiejkowska - 4.aog.2022/Reuters

Dois membros do Comitê de Política Monetária, Silvana Tenreyro e Swati Dhingra, votaram por aumentos menores de um 0,25 e 0,5 ponto percentual, respectivamente, já que a economia provavelmente já estava em recessão.

Mas a maioria disse que os juros teriam que subir ainda mais, embora provavelmente não tanto quanto os 5,2% que foram precificados nos mercados financeiros quando o Banco da Inglaterra finalizou suas previsões.

"Podem ser necessários novos aumentos nos juros para um retorno sustentável da inflação à meta, embora a um pico inferior ao precificado nos mercados financeiros", disse o Banco da Inglaterra em uma orientação excepcionalmente específica.

Pouco antes da decisão desta quinta-feira, os mercados esperavam que os juros chegassem a um pico de cerca de 4,75%.

"O Comitê continua a julgar que, se as perspectivas sugerem pressões inflacionárias mais persistentes, ele responderá com força, conforme necessário", acrescentou.

Os bancos centrais em todo o mundo ocidental estão respondendo a desafios semelhantes. A inflação disparou no último ano devido à escassez residual de mão de obra e aos gargalos na cadeia de suprimentos desde a pandemia de Covid e –no caso da Europa– um grande aumento nas contas de energia desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

O Banco da Inglaterra estima que a economia britânica entrou em recessão no terceiro trimestre de 2022 e que ela vai durar até meados de 2024, fazendo com que a economia se encolha 2,9%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.