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Estée Lauder deve fechar acordo de US$ 2,8 bilhões para comprar Tom Ford

Grupo de cosméticos está em negociações exclusivas após superar a rival Kering

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Financial Times

A Estée Lauder está perto de fechar um acordo para comprar a Tom Ford por cerca de US$ 2,8 bilhões (R$ 15 bilhões), incluindo dívidas, superando a concorrência de vários outros interessados em adquirir a marca de moda de luxo, disseram pessoas informadas sobre o assunto.

A Tom Ford entrou esta semana em negociações exclusivas com a Estée Lauder, que vende marcas de cosméticos como MAC, Clinique e Aveda, e um acordo pode ser anunciado já na segunda-feira (14), segundo essas pessoas.

Produtos da Estée Lauder; empresa deve fechar acordo de US$ 2,8 bilhões para comprar Tom Ford - Lucy Nicholson/Reuters

Um acordo entre as duas marcas destacaria a força de um mercado de moda e cosméticos de luxo que continua resiliente diante do aumento da inflação e das interrupções na cadeia de suprimentos.

Para a Estée Lauder, com sede em Nova York, a aquisição da Tom Ford seria a maior e mais recente de uma série de transações, incluindo a tomada total do controle do grupo canadense de beleza Deciem por cerca de US$ 1 bilhão em 2021.

O Goldman Sachs foi contratado para explorar a venda da Tom Ford no início deste ano e recebeu sinais de interesse de outras marcas de luxo, incluindo a Kering, proprietária da Gucci. A Estée Lauder já tem um antigo contrato de licenciamento para os produtos de beleza e fragrâncias Tom Ford, o que poderia ter complicado um acordo com a Kering.

Como parte da combinação com a Tom Ford, lançada pelo estilista homônimo em 2005, a Estée Lauder também adquiriria o negócio de vestuário, área em que tem relativamente pouca experiência.

A linha de beleza Tom Ford se saiu particularmente bem na China, mercado em crescimento para ambos os grupos. Também tem um negócio de óculos bastante lucrativo por meio de acordos de licenciamento com o fabricante de óculos escuros Marcolin.

O Wall Street Journal informou na semana passada que a Kering estava em negociações avançadas para comprar a Tom Ford por cerca de US$ 3 bilhões, colocando-se à frente da Estée Lauder. No entanto, as negociações com o proprietário da Gucci desmoronaram quando os dois lados lutaram para chegar a um acordo em várias frentes, disseram pessoas informadas sobre o assunto.

Tom Ford é conhecido por transformar a Gucci na década de 1990 de uma empresa familiar de couro em uma potência da moda e a base para o que hoje é a Kering. Mais tarde, ele deixou a Gucci em 2005 para lançar a Tom Ford junto com Domenico De Sole, que havia contratado na Gucci em 1994.

Embora Tom Ford tenha sido bem-sucedido, a empresa teve dificuldades durante a pandemia de coronavírus e foi forçada a demitir e dispensar funcionários.

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