Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 inflação

Há bastante dúvida sobre efeito da Copa do Mundo no varejo, diz Grupo Soma

Roberto Jatahy afirma que está se preparando para dois cenários para a Black Friday

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André Romani
São Paulo | Reuters

O Grupo Soma traçou dois cenários distintos em termos de estoques e de estratégia na Black Friday, diante das incertezas que existem no varejo sobre o impacto da Copa do Mundo nas vendas, disse o presidente-executivo da companhia nesta terça-feira (8).

"Se não tivesse cenário de Copa do Mundo, a gente estaria bastante otimista para o quarto trimestre", disse Roberto Jatahy, em conferências com analistas.

"Hoje existe bastante dúvida de qual o tamanho do impacto da Copa do Mundo no varejo como um todo, e o que estamos fazendo aqui é nos preparar para dois cenários: um muito bom e um cenário mais conservador", acrescentou ele, sem detalhar quais seriam as estratégias em cada.

Lojas da região da 25 de Marco se preparam para a Copa do Mundo de Futebol - Rivaldo Gomes/Folhapress

Ele destacou que o grupo está "superpreparado para ter um trimestre positivo".

O Soma, dono de marcas como Hering, Farm e Animale, divulgou na noite da véspera crescimento de 59,2% no lucro líquido ajustado no terceiro trimestre ante um ano antes, com todas as marcas mostrando mais de 20% de crescimento de receita bruta individualmente na base anual.

Analistas do Citi e do Itaú BBA viram resultados acima do esperado e a ação subia 1,4% no início da tarde desta terça-feira, enquanto o Ibovespa avançava 0,4%.

Na semana passada, o presidente da Lojas Renner também afirmou que a empresa estava preparando uma estratégia diferente para a Black Friday de 2022 pelo potencial impacto da Copa do Mundo, que ocorre entre novembro e dezembro, nas vendas.

MARGEM DE HERING

O diretor financeiro do Grupo Soma, Gabriel Lobo, afirmou nesta terça-feira que a expectativa para margem de lucro da Hering é de "evolução gradual" durante 2023 até ficar "mais próxima", a níveis normalizados, de 2019".

A marca viu a margem bruta subir 2,2 pontos percentuais em 12 meses, para 42,6%.

O Soma vem trabalhando na reestruturação da Hering, adquirida em 2021, sob forte atenção do mercado. O grupo reformou lojas, está expandindo mega stores e vem executando planos de diminuição da participação de fabricação terceirizada no total da produção das roupas.

Jatahy disse ainda que a Hering não teve benefícios de um inverno mais prolongado, especialmente no Sul e Sudeste, e que a falta de temperaturas mais altas vem "prejudicando" as coleções de verão.

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