Descrição de chapéu inflação juros PIB

Novo governo precisa sinalizar política fiscal para reduzir incertezas, diz economista do Santander

Para economista Ana Paula Vescovi, redução da incerteza pode antecipar fim do aperto nos juros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri

Na avaliação da economista-chefe do Banco Santander no Brasil, Ana Paula Vescovi, o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa priorizar a divulgação de sua política fiscal e quais reformas pretende implementar. Segundo ela, as duas informações são vitais para reduzir a incerteza e antecipar o ciclo de redução dos juros.

"O maior desafio do Brasil é implementar um política fiscal eficiente, e estamos na expectativa do anúncio do próximo governo", afirmou a economista que também colunista da Folha. "Com essas informações, o mercado vai poder fazer conta e até ajudar o Banco Central a iniciar o ciclo de redução dos juros."

Na avaliação da economista, a reforma tributária, que já vem sendo discutida no Congresso, está madura para ser implementada e deveria ser uma prioridade.

Ana Paula Vescovi, economista-chefe do Santander no Brasil; resolver a política fiscal precisa se uma prioridade do novo governo - Divulgação

Vescovi apresentou projeções para o Brasil durante painel que discutiu os rumos da economia para a América Latina durante a Conferência Internacional do banco Santander em Madri, na Espanha.

Neste ano, as projeções do banco apontam para um superávit primário de 1%. No entanto, a economista alerta para o fato de o Brasil ainda ter déficit estrutural e que a expectativa é de que haveria um déficit 1,4% no ano que vem.

Vescovi reforçou que o Brasil ainda está diante de um ciclo contracionista para conter a alta dos preços. O BC) levou a taxa de juros de 2%, em 2020, praticamente juros negativos, para uma taxa de 13,75% neste ano, ao mesmo tempo em que o aperto monetário ganhou escala global.

Como o Brasil se adiantou em subir os juros, a inflação no país já começou a ceder e tudo indica que o ciclo de distensão da taxa básica deve ser iniciado em junho do ano do que vem, enquanto a maioria das economias ainda estará no ciclo de aperto, destacou a economista.

A inflação em 12 meses no Brasil, que chegou a esbarrar em 12% em junho, já caiu para casa de 7% em setembro. A projeção é que deve ficar em 5,4% ao final deste ano, e em 5% no final do ano que vem, com uma convergência ainda lenta para o centro da meta de 3,5%.

O ciclo contracionista de combate a inflação vai comprometer o crescimento, tirando praticamente dois pontos percentuais do PIB (Produto Interno Bruto). A previsão para este ano é de um avanço de 2,8% no PIB. Mas o aumento será mais tímido no ano que vem, no patamar de 0,7%, sinalizou a economista.

A expetativa de Vescovi é que a economia brasileira deve ser ajudada por um robusto resultado da agricultura e pela recuperação da renda das famílias, que tende a melhorar o consumo. O Brasil também será beneficiado no ano que vem pelos preços das commodities, que devem continuar em alta.

A jornalista viajou a convite do Santander

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.