Demissões na Amazon, Meta leva multa de R$ 2,2 bilhões e o que importa no mercado

Leia edição da newsletter FolhaMercado desta quinta-feira (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta quinta-feira (5). Quer recebê-la de segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo:


O maior corte entre as techs

A Amazon planeja demitir mais de 18 mil funcionários, acima dos 10 mil que a varejista havia planejado inicialmente, informou o Wall Street Journal nesta quarta.

Um corte desse tamanho seria o maior promovido na atual onda de demissões nas gigantes de tecnologia nos EUA.

A Amazon é o segundo maior empregador nos EUA, e as demissões estariam concentradas nas unidades de dispositivos, como a Alexa, de recrutamento e de varejo.

  • A princípio, elas não devem atingir os trabalhadores dos centros de distribuição, área que foi muito expandida durante a pandemia.

Onda de demissões: até então, o maior corte havia acontecido na Meta, que disse no ano passado que iria demitir 13% de sua equipe, mais de 11 mil funcionários. Twitter e Microsoft também fazem parte da lista.

A Salesforce disse nesta quarta que planeja demitir 10% do pessoal –o que representaria 7 mil funcionários.

  • Em comum, as empresas de tecnologia estão sofrendo com a alta de juros nos EUA e a desaceleração global que deve vir na sequência.

UE x Meta

Uma determinação de um órgão regulador da União Europeia (UE) à Meta (dona do Facebook) pode atingir em cheio a principal fonte de receita da companhia americana e também respingar em todo o mercado de anúncios digitais.

Por supostamente violar as regras europeias de proteção de dados, a Meta foi multada em 390 milhões de euros (R$ 2,2 bilhões) pela Irlanda, país responsável por aplicar a sanção por ser onde a companhia está sediada no continente.

Entenda: a UE considerou que a Meta não pode usar os dados de navegação dos usuários no Facebook e Instagram para direcionar anúncios de acordo com sua atividade online.

  • Na prática, a empresa teria que pedir uma autorização expressa do usuário para sugerir propagandas a partir de suas interações, como os vídeos a que assiste ou as publicações que curte e comenta.

Outro lado: A Meta diz que seu atual modelo contratual com os usuários respeita as regras de privacidade do bloco e que vai recorrer da determinação e da multa.



Por que importa: o modelo de anúncios direcionados a partir da atividade do usuário é central para a principal fonte de receita da Meta, e sua proibição reduziria a atratividade de Instagram e Facebook junto a empresas anunciantes, analistas disseram ao Wall Street Journal.

  • Outras big techs que adotam práticas semelhantes em suas plataformas também seriam afetadas.
  • A decisão seria um segundo baque nos negócios de publicidade da Meta. O primeiro veio em 2021, quando a Apple passou a pedir autorização dos usuários para que apps monitorassem sua atividade, o que também prejudicou os anúncios direcionados.

UE x Meta: desde 2022, o órgão regulador do bloco já multou a companhia americana em pouco mais de 1 bilhão de euros em relação a dados de usuários. A big tech nega as acusações.


Petrobras sobe com fala de Prates

Depois de dois dias negativos, nesta quarta (4) as falas de autoridades do governo encontraram reação positiva no mercado. O resultado apareceu principalmente na Bolsa e nas ações da Petrobras.

Em números: o Ibovespa fechou em alta de 1,12%, aos 105.334 pontos, e as ações da Petrobras subiram 3,17% mesmo em um dia de queda de 5% das cotações do petróleo.

O que explica: a Petrobras chegou a subir 5% durante o dia, logo após o senador petista Jean Paul Prates, escolhido para comandar a empresa, dizer à agência Bloomberg que não haveria intervenção nos preços da companhia.

  • "O fato de dizer que vai acabar com o PPI não quer dizer desvincular das oscilações internacionais", afirmou.

Também pegou bem no mercado a declaração do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Ele negou que o governo esteja elaborando propostas de revisão de reformas, desautorizando o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Mais sobre investimentos:

Ação da Vale é a mais recomendada por corretoras para os investidores iniciarem o ano de 2023. Veja outros papéis em destaque.


Ministro quer proibir saque-aniversário

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), vai propor ao presidente Lula a proibição do saque-aniversário do FGTS.

A ideia, segundo a pasta, é "preservar a poupança do trabalhador e garantir a real finalidade do FGTS". A informação foi dada inicialmente por Marinho em entrevista ao jornal O Globo.

Entenda: o saque-aniversário foi lançado em 2019 como medida para estimular o consumo no país. O recurso permite ao trabalhador sacar parte do fundo de garantia durante um período do ano –a partir do mês de aniversário do trabalhador até três meses depois.

  • O valor que pode ser retirado varia de 5% a 50% do montante. Quanto menor o saldo, maior o percentual de retirada permitido.
  • A modalidade é opcional —o trabalhador precisa fazer expressamente a adesão.

Contrapartida: se o trabalhador for demitido durante a vigência do saque-aniversário, ele perde o direito à retirada do saldo e recebe apenas a multa rescisória de 40%.

  • A adesão à modalidade pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, assim como o retorno para a antiga versão. A migração, porém, é efetivada somente dois anos após o pedido de retorno.

Fez a opção pelo saque e nasceu em janeiro? Seu dinheiro foi liberado na segunda e fica disponível até 31 de março.

  • Neste mês, ainda estão disponíveis os saques dos aniversariantes de novembro e dezembro de 2022. Veja aqui o calendário para 2023.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.