Descrição de chapéu tecnologia

Demissões na Amazon vão ultrapassar 18 mil, diz presidente

Dispensas terão impacto nas áreas de comércio eletrônico e recursos humanos da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

As demissões na Amazon.com vão subir para mais de 18 mil como parte de uma redução da força de trabalho divulgada anteriormente, disse o presidente-executivo da companhia, Andy Jassy, em comunicado na quarta-feira (4).

As dispensas, que serão comunicadas a partir de 18 de janeiro, terão grande impacto nas áreas de comércio eletrônico e recursos humanos da empresa, disse ele.

Os cortes representam 6% da força de trabalho corporativa da Amazon, que totaliza cerca de 300 mil pessoas, e representam uma reviravolta, uma vez que a varejista recentemente dobrou seu teto salarial básico para competir de forma mais agressiva por talentos.

Logo da Amazon em centro logístico da empresa em Paris, na França - - Pascal Rossignol - 5.jan.2023/Reuters

A Amazon tem mais de 1,5 milhão de trabalhadores, incluindo pessoal dos depósitos, sendo a segunda maior empregadora privada dos Estados Unidos, atrás do Walmart.

Jassy disse no comunicado que o planejamento anual tem sido "mais difícil" devido às incertezas econômicas e ao fato de que a companhia contratou "rapidamente" nos últimos anos.

A Amazon começou a demitir funcionários de sua divisão de dispositivos em novembro. Uma fonte disse à Reuters na época que a companhia planejava cerca de 10 mil cortes.

A indústria de tecnologia demitiu mais de 150 mil trabalhadores em 2022, de acordo com o site de rastreamento Layoffs.fyi.

A Amazon no Brasil não respondeu imediatamente a questionamentos sobre potencial impacto dos cortes em funcionários locais.

A mudança de ventos na Amazon foi gritante. De um negócio considerado essencial durante a pandemia, através da entrega de mercadorias, a companhia agora vê demanda menor do que a esperada por seus produtos.

As demissões da Amazon superam os 11 mil cortes anunciados no ano passado pela Meta Platforms, controladora do Facebook.

O comunicado de Jassy veio após o Wall Street Journal dizer que a Amazon demitiria mais de 17 mil pessoas. Jassy afirmou que a Amazon optou por divulgar a notícia antes de informar a equipe afetada devido a um vazamento

A Amazon ainda deve protocolar certos avisos legais sobre demissões em massa e planeja pagar indenizações.

Jassy disse: "A Amazon resistiu a economias incertas e difíceis no passado e continuaremos a fazê-lo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.