Prevista para acontecer no final de 2022, a entrega do último Boeing 747 da história acabou sendo reagendada para 2023. Esta terça (31) é o dia do fim da produção de um dos mais famosos e bem-sucedidos projetos da aviação mundial.
Foram mais de cinco décadas de fabricação das 1.574 unidades do icônico Jumbo Jet, desde a versão inicial 747-100 até a mais recente geração 747-8, nas variantes de transporte de passageiros e de cargas. Ou 54 anos desde o primeiro voo, realizado em 9 de fevereiro de 1969.
O exemplar final do quadrijato com a famosa corcunda é um 747-8F, a variante cargueira, já que a produção da variante 747-8I de passageiros já foi encerrada há vários anos.
Até mesmo o cargueiro deveria ter sido finalizado quatro unidades antes, já que, após comunicar o fim da produção do Jumbo, a Boeing ainda aceitou uma encomenda de quatro 747-8F para a norte-americana Atlas Air.
Com isso, o jato de matrícula N863GT, que ganhou um adesivo em homenagem ao principal engenheiro do projeto 747, Joe Sutter, será entregue hoje à Atlas.
A entrega ocorre no aeroporto de Everett, ao norte de Seattle. O evento pode ser acompanhado ao vivo no link abaixo. Após a conclusão do evento, uma gravação de vídeo estará disponível em Boeing.com.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.