Descrição de chapéu tecnologia União Europeia

Big techs enfrentam regras de conteúdo online mais rígidas na União Europeia

Medida afetará negócios como Google, Facebook, Twitter e Apple

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foo Yun Chee
Bruxelas | Reuters

Google, Meta, Twitter e Apple enfrentam regras de conteúdo online da União Europeia mais rígidas, com base em números mensais de usuários publicados pelas empresas, que excederam um limite para grandes plataformas online na região.

As novas regras conhecidas como DSA (Lei de Serviços Digitais) enquadram empresas com mais de 45 milhões de usuários como plataformas online muito grandes e sujeitas a obrigações como gerenciamento de riscos e auditoria externa e independente. Eles também são obrigados a compartilhar dados com autoridades e pesquisadores e adotar um código de conduta.

A Comissão Europeia havia dado às plataformas e mecanismos de busca até 17 de fevereiro para publicar a quantidade de usuários ativos mensais.

Logo da Meta impresso em 3D e, ao fundo, logo do Google - Dado Ruvic - 2.nov.2021/Reuters

O Twitter disse que tem 100,9 milhões de usuários mensais médios na União Europeia, com base em uma estimativa dos últimos 45 dias.

A Alphabet, controladora do Google, forneceu um conjunto de números com base nas contas dos usuários e outro conjunto com base em destinatários desconectados, dizendo que os usuários podem acessar seus serviços independentemente de entrarem em uma conta ou não.

A companhia disse que o número médio mensal de usuários conectados totalizou 278,6 milhões no Google Maps, 274,6 milhões no Google Play, 332 milhões no Google Search, 74,9 milhões no Shopping e 401,7 milhões no YouTube.

A Apple disse que apenas sua App Store para iPhones, com mais de 45 milhões de usuários mensais, se qualifica como uma plataforma online muito grande. Mas também aplicará as mesmas regras à App Store para iPads, computadores Mac, Apple Watch e Apple TV.

No início desta semana, a Meta disse que tinha 255 milhões de usuários ativos mensais médios no Facebook na União Europeia e cerca de 250 milhões no Instagram nos últimos seis meses de 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.