Descrição de chapéu transporte público

Agência assina contrato com empresa que quer fazer trem-bala

TAV Brasil, grupo que obteve autorização da ANTT para o projeto, agora tem prazo para implementar obra

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Brasília

Os acionistas da TAV Brasil assinaram, nesta quinta-feira (2), o contrato de autorização com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade, o chamado trem-bala, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro.

O pedido de autorização tinha sido aprovado pela agência em meados de fevereiro. O modelo de autorização, instaurado pelo governo Jair Bolsonaro, tem o objetivo de agilizar investimentos no setor, dando ao setor privado a possibilidade de propor novos trechos —antes, o governo federal licitava as obras no modelo de concessão.

Por esse modelo, inicialmente, há uma análise do chamado "projeto conceitual" e das especificações técnicas pela ANTT. Foi para essa etapa que a TAV Brasil obteve aval da agência.

Exterior do trem de alta velocidade da Brightline, estacionado perto da garagem
Exterior do trem de alta velocidade da Brightline que faz viagens entre West Palm Beach, Fort Lauderdale e Miami, na Flórida (EUA) - 16.mai.2018-Divulgação

Com a aprovação, a empresa agora tem um prazo de até dois anos para apresentar o desenvolvimento do projeto de engenharia e sua implementação, sob risco de perder a autorização. Também precisa obter licenças ambientais.

A empresa começará agora uma rodada de negociações com prefeitos e governadores e, dependendo dos acordos, poderá haver mudanças no traçado apresentado para a ANTT.

Um exemplo: está previsto no projeto inicial o desembarque em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. No entanto, caso haja acordo com a prefeitura do Rio, seria possível levar o comboio até o centro da cidade.

O traçado do projeto prevê 378 km de ferrovias ligando as duas capitais. A projeção de duração da viagem é de uma hora e meia. Para isso, o trem deverá se locomover a 350 km/h, o que colocará o entre os mais rápidos do mundo.

Com capital social de R$ 100 mil, a empresa foi criada em fevereiro de 2021 e tem como sócios Infra SA Investimentos, Global Ace Participações e Investimentos, o advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves e o ex-presidente da ANTT Bernardo Figueiredo —presidente da TAV Brasil.

A proposta, porém, é vista com desconfiança pelo mercado. A construção do trem-bala entre São Paulo e Rio é um projeto antigo que nunca saiu do papel. O tema motivou a criação de uma estatal durante o governo Dilma Rousseff, mas não andou.

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