Descrição de chapéu Silicon Valley Bank

Grandes bancos dos EUA atraem enxurrada de depósitos após colapso do SVB, diz agência

Transferências visaram instituições como JPMorgan Chase, Bank of America e Citigroup

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Saeed Azhar Lananh Nguyen
Nova York | Reuters

Consumidores norte-americanos promoveram uma enxurrada de depósitos em grandes bancos dos Estados Unidos, incluindo JPMorgan Chase, Bank of America e Citigroup, após o colapso do banco Silicon Valley Bank, disseram fontes familiarizadas com o assunto.

As transferências, que segundo uma fonte chegaram a bilhões de dólares, ocorreram diante de preocupações dos investidores com a saúde financeira de bancos regionais menores dos EUA, mesmo depois de receberem garantias do presidente dos país, Joe Biden, e de outros formuladores de política monetária.

Clientes entram na sede do Silicon Valley Bank, em Santa Clara, Califórnia - Brittany Hosea-Small/Reuters

Grandes bancos viram entrada de dinheiro de pessoas físicas e empresas na última semana, enquanto o SVB enfrentava dificuldades, disse uma das fontes à Reuters. Mas essas instituições têm tido o cuidado de não saírem atrás de clientes de outros bancos, muitos dos quais tiveram com ações pressionadas por fortes quedas, por temerem que eles possam acelerar as saídas de capital dos rivais menores, disseram duas fontes.

A agência de classificação de risco Moody's mudou na terça-feira sua perspectiva sobre o sistema bancário dos EUA de estável para negativa para refletir a rápida deterioração no ambiente operacional após o colapso dos bancos SVB, Silvergate e Signature.

A Moody's disse que isso pode ter efeitos adversos no financiamento, liquidez, lucros e capital dos bancos.

As ações de bancos regionais dos EUA, como First Republic Bank, Western Alliance Bancorp e KeyCorp, caíram devido aos temores de um possível contágio do colapso do SVB e do Signature.

Esses bancos recuperaram algumas perdas nesta terça-feira. Por exemplo, as ações da First Republic subiram quase 40%, depois de recuarem mais de 60% na segunda-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.