Descrição de chapéu Aeroin

Moedas especiais de euro celebram centenário da Força Aérea Italiana

Artista ligado à Casa da Moeda da Itália fez o design das peças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
São Paulo | Aeroin

A Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare) celebrará seu centésimo aniversário no dia 28 de março deste ano. Para celebrar, a Casa da Moeda cunhou duas moedas comemorativas denominadas "Cento anni dell’Aeronautica Militare", emitidas a partir desta terça (21) pelo Ministério da Economia e Tesouro da Itália, relatou o Aviacionline.

A primeira moeda comemorativa de dois euros (cerca de R$ 11,36) válida em toda União Europeia, foi produzida em três milhões de exemplares para, segundo divulgado, comemorar a história, ideais e valores fundadores da Aeronáutica Militar do país.

Moedas comemorativas de 2 e 5 euros celebram os 100 anos da Força Aérea Italiana - @ipzs no Twitter

A face nacional da moeda foi criada pelo artista Valerio De Seta, da Fábrica Nacional de Moeda e Timbre. Há ainda as versões de colecionador, em duas tiragens, com valor de face de dois euros. A primeira, batizada de "proof", foi cunhada em 13 mil unidades, e outras "brilliant uncirculated", com 10 mil peças.

A outra moeda, de cinco euros (cerca de R$ 28,40), também é desenhada por Valerio De Seta, tem elementos coloridos e está disponível na versão "Proof", com tiragem de 5.000 peças.

Segundo o Aviacionline, algumas das moedas foram cunhadas simbolicamente pelos próprios chefes das Forças Armadas, como o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, general de esquadra aérea Luca Goretti, e o subchefe do Estado-Maior General, general de esquadra aérea Aurelio Colagrande.

As moedas comemorativas podem ser adquiridas neste site.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.