Podcast da Casa das Garças sobre arte da política econômica vira livro

Ebook tem depoimentos de economistas sobre reformas, planos e crises no Brasil desde a redemocratização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O maior desafio não está na formulação de políticas capazes de desatar os nós do nosso desenvolvimento, mas em conseguir a sua implementação. Essa é uma das questões que permeiam as entrevistas de 30 economistas que fazem parte do projeto "A Arte da Política Econômica", do Iepe (Instituto de Estudos de Política Econômica) Casa das Garças.

A iniciativa deu origem a um podcast, lançado em 2021. Agora, os depoimentos de economistas que participaram de quase todos os governos desde os anos 1980 estão registrados também em um livro de mesmo nome.

Publicado pela Intrínseca no formato ebook, sob o selo de não ficção História Real, a publicação tem prefácio de Edmar Bacha, sócio fundador e diretor da Casa das Garças.

Edmar Bacha, sócio fundador e diretor da Casa das Garças, no instituto, no Rio - Leo Pinheiro - 20.mai.15/Valor/Agência O Globo

"É preciso saber unir a técnica à política (...) Entender os meandros do poder e avaliar os limites do possível. Assumir liderança, mas principalmente negociar. Persuadir sem impor. Formar equipes competentes e solidárias. Recuar quando preciso, avançar quando se abrem as janelas de oportunidade. Defender os ganhos obtidos com tanto empenho quanto na busca de novos ganhos. Aceitar que no governo o ótimo é, com frequência, inimigo do bom", diz Bacha.

Em vez de transcrever as entrevistas na íntegra, optou-se por organizar o conteúdo dos relatos no formato de tópicos por assunto, com material resumido e revisado pelos participantes.

Os capítulos trazem os relatos de 29 entrevistados. Pedro Malan, ministro da Fazenda no governo FHC (1995-2002), optou por participar da publicação escrevendo um posfácio, que traz um resumo e algumas considerações sobre os dois episódios gravados para o podcast.

As observações de Malan sobre a importância de um alinhamento dentro dos governos para implementar propostas relevantes —como foram a renegociação da dívida externa e o Plano Real na década de 1990— não deixam de ecoar no cenário atual, diante do desafio do novo governo para aprovar no Congresso duas reformas tributárias e construir um novo regime fiscal.

Perfil dos ouvintes/leitores

A organização do projeto ficou a cargo de José Augusto Coelho Fernandes, pesquisador do Iepe/Casa das Garças que foi responsável pela condução das entrevistas. Para ele, o formato escrito contribui para levar o material para um público mais amplo e reforçar o caráter de registro histórico da iniciativa.

Segundo Fernandes, o podcast contou com a audiência de profissionais da administração pública, do mercado financeiro, de relações governamentais e do Direito, entre outras pessoas interessadas em compreender o processo de formulação de políticas e entender os ruídos nesse debate.

"Quando imaginamos esse trabalho, eu tinha uma imagem de alguém saindo de uma empresa, da academia ou ONG, indo para o governo, e qual seria o material para que essa pessoa não perdesse tanto tempo no seu aprendizado, para que ela refletisse sobre isso previamente aproveitando essas experiências", afirma Fernandes.

O podcast está disponível nas principais plataformas de áudio e no site da instituição (ipepcdg.com.br/podcast), onde os episódios são acompanhados por resumos e sugestões bibliográficas dos participantes —a ideia original era realizar uma série de encontro entre estudantes de economia e formuladores de políticas públicas, o que se tornou impossível na época por causa da pandemia.

"A Arte da Política Econômica" começa na redemocratização do país, com o episódio inicial protagonizado pelo ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega (governo Sarney), e termina com o depoimento de Pedro Malan. A série foi ao ar de maio a novembro de 2021.

Os episódios também passam pelo primeiro governo Lula, com entrevistas com os ex-secretários do Ministério da Fazenda Murilo Portugal e Marcos Lisboa, e pela gestão Michel Temer, com a ex-secretária do Tesouro Ana Paula Vescovi, a ex-presidente do BNDES Maria Silvia Bastos Marques e o ex-ministro da Fazenda Eduardo Guardia (In memoriam).

Eles são agrupados por temas, como a formulação do Plano Real, gestão de crise, regimes monetários e fiscais e reformas inconclusas.

Para falar sobre o Plano Real, por exemplo, foram escalados Edmar Bacha e os ex-presidentes do Banco Central Persio Arida e Gustavo Franco.

Elena Landau, Ricardo Paes de Barros e Paulo Tafner participam da sequência sobre reformas microeconômicas. Ana Carla Abrão, Bernard Appy e Claudia Costin, sobre reformas inconclusas. Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e ex-presidente do BC, comenta os regimes monetários e fiscais.

A arte da política econômica

  • Preço R$ 59,90 (645 págs)
  • Editora Selo História Real | Editora Intrínseca
  • Organização José Augusto C. Fernandes
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.