Descrição de chapéu juros Silicon Valley Bank

Fed planeja ampla reformulação da supervisão bancária após colapso do SVB

Vice-chair de supervisão do Fed disse que monitoramento da instituição financeira era inadequado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ann Saphir Hannah Lang Chris Prentice
Washington | Reuters

O Fed (Federal Reserve) emitiu uma avaliação detalhada e contundente nesta sexta-feira de sua falha em identificar problemas e pressionar por correções no Silicon Valley Bank antes do colapso do banco norte-americano, e prometeu supervisão mais severa e regras mais rígidas para instituições financeiras.

No que o vice-chair de supervisão do Fed, Michael Barr, chamou de revisão rígida da supervisão do SVB pelo banco central dos Estados Unidos, o Fed disse que o monitoramento da instituição com sede em Santa Clara, Califórnia, era inadequado e que os padrões regulatórios eram muito baixos.

"A falha do SVB demonstra que há fraquezas na regulamentação e na supervisão que devem ser abordadas", afirmou Barr em uma carta que acompanha um relatório de 114 páginas complementado por materiais confidenciais que normalmente não são divulgados.

Fachada do Federal Reserve, em Washington. Acima da primeira viga, está uma escultura de águia-de-cabeça-branca, símbolo nacional dos EUA.
Fachada do Federal Reserve, em Washington - Jonathan Ernst/Reuters

Embora tenha sido a má gestão dos riscos básicos do próprio banco regional que esteve na raiz da falência, disse o Fed, os supervisores do SVB não avaliaram totalmente os problemas, atrasaram suas respostas para reunir mais evidências, mesmo quando as fraquezas aumentavam, e falharam em priorizar certas deficiências quando elas foram identificadas.

No momento de sua falência, o SVB tinha 31 citações não resolvidas sobre sua segurança e solidez, o triplo do que seus pares no setor bancário tinham, disse o relatório.

Uma mudança particularmente eficaz que o Fed poderia fazer na supervisão seria colocar mitigantes em vigor rapidamente em resposta a sérios problemas de capital, liquidez ou gerenciamento, disse uma autoridade de alto escalão do Fed.

O aumento dos requisitos de capital e liquidez também teria reforçado a resiliência do SVB, acrescentou o Fed. Barr disse que, como consequência da falha, o banco central reexaminará como supervisiona e regula o risco de liquidez, a começar com os riscos de depósitos não garantidos.

INCENTIVAR SUPERVISÃO

A percepção de que os bancos menores são capazes não apenas de causar tumultos no sistema financeiro mais amplo, mas também de fazê-lo com tanta velocidade, forçou uma reavaliação no modelo de supervisão do Fed.

Em seu relatório, o Fed disse que de 2018 a 2021 suas práticas de supervisão mudaram e houve expectativas crescentes de que os supervisores acumulassem mais evidências antes de considerar uma ação. A equipe entrevistada como parte da revisão do Fed relatou pressão durante esse período para reduzir os encargos sobre as empresas e demonstrar o devido processo legal, disse o relatório.

Barr sinalizou em sua carta nesta sexta-feira que essa situação mudaria. "Precisamos desenvolver uma cultura que capacite os supervisores a agir diante da incerteza", disse ele.

O Fed estuda vincular a remuneração dos executivos à correção de problemas em bancos designados como deficientes na administração, a fim de concentrar a atenção dos executivos nesses problemas, disse um autoridade de alto escalão do Fed em um documento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.