Mattel lança Barbie com síndrome de Down

Boneca tem tronco mais comprido que resto do corpo, orelhas menores, nariz com ponte plana e olhos amendoados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A fabricante de brinquedos norte-americana Mattel apresentou na terça-feira uma nova Barbie que retrata uma pessoa com síndrome de Down, em uma tentativa de levar mais crianças a se verem na popular boneca.

O novo modelo foi lançado como resultado de uma colaboração com a NDSS (National Down Syndrome Society), para garantir que retrate com exatidão uma pessoa com Down, afirmou a empresa.

"A Barbie desempenha um papel importante nas primeiras experiências de uma criança e estamos empenhados em fazer a nossa parte para contrariar o estigma social através dos brinquedos", disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora mundial da Barbie e das bonecas Mattel.

A conselheira municipal e autora francesa Eleonore Laloux segura a nova boneca Barbie com síndrome de Down, em Paris, França - Mattel/Matthieu Suprin/Handout via Reuters

O novo modelo já está disponível online e será colocado à venda nas lojas no terceiro trimestre.

A boneca é menor do que a Barbie normal, tem um tronco mais comprido que o resto do corpo, orelhas menores, um nariz com ponte plana, e olhos amendoados, características comuns das pessoas com síndrome de Down.

Além disso, a estampa de seu vestido inclui borboletas e flores amarelas e azuis, símbolos associados à sensibilização quanto à síndrome de Down.

"Essa Barbie serve para nos lembrar de que nunca devemos subestimar o poder da representação", disse Kandi Pickard, presidente da NDSS. "É um enorme passo à frente para a inclusão e um momento que estamos celebrando".

A trissomia 21, também conhecida como síndrome de Down, é uma condição cromossômica congênita que resulta da presença de um cromossomo extra no 21º par de cromossomos (de um total de 23).

Além das suas características físicas, ela resulta em uma deficiência intelectual geralmente de ligeira a moderada.

Depois de passar décadas oferecendo Barbies brancas e loiras, nos últimos anos a Mattel vem expandindo seus esforços para diversificar o perfil da famosa boneca.

No começo de 2016, a empresa californiana lançou versões "redondas", "baixinhas" e "altas" da Barbie; hoje, ela vende 175 modelos diferentes.

O lançamento da nova boneca surge no período de espera pelo lançamento de um filme sobre a Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que deve acontecer em julho.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.