Descrição de chapéu mercado de trabalho

Bélgica quer oferecer contrato e garantias para milhares de trabalhadores do sexo

Emprego formal daria aposentadoria, seguro desemprego e de saúde à categoria, legalizada no país desde 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | AFP

A Bélgica, que descriminalizou a prostituição em 2022, quer oferecer aos trabalhadores do sexo um contrato de trabalho com "um empregador autorizado" para reforçar seus direitos, segundo um projeto de lei validado, nesta sexta-feira (23), no conselho de ministros.

Trata-se de "proteger melhor" essa categoria de trabalhadores contra os riscos de abusos e de exploração, segundo um comunicado assinado pelos três ministros que defendem o texto (Trabalho, Saúde e Justiça).

Na Holanda, país vizinho a Bélgica, protestantes se mobilizaram contra o fechamento do histórico distrito da luz vermelha, conhecido pelas casas legalizadas de prostituição. Manifestantes vestidas de preto e vermelho carregam placas sinalizando contrariedade ao projeto 1.012 de 2023.
Na Holanda, país vizinho a Bélgica, protestantes se mobilizaram contra o fechamento do histórico distrito da luz vermelha, conhecido pelas casas legalizadas de prostituição - Kenzo Tribouillard/AFP

Ao assinar esse contrato, eles terão acesso a uma seguridade social (seguro de saúde, desemprego, aposentadoria etc) e um marco preciso sobre a duração do tempo de trabalho e o salário.

No entanto, o acordo também submeterá a outra parte, o empregador, a uma série de obrigações, como instalar um botão de chamada de urgência em "cada parte do estabelecimento onde o trabalho é efetuado", destacou.

O objetivo é poder avisar, em caso de necessidade, "a uma pessoa de referência", a qual o empregador terá que colocar à disposição do trabalhador "durante toda a duração do serviço" sexual.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.