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Nasa vai simular visão, ruído e movimento de assento em carro voador

Agência investiga a resposta fisiológica humana aos estímulos que os passageiros podem receber durante um voo de táxi aéreo

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Murilo Basseto
Americana (SP) | Aeroin

A Nasa, agência espacial americana, informou que seus pesquisadores no Armstrong Flight Research Center, em Edwards, Califórnia, estão construindo um simulador de voo de realidade virtual personalizado para explorar como os passageiros se sentirão em uma viagem nas novas aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL, os "carros voadores").

A Nasa está atualmente pesquisando a resposta fisiológica humana ao movimento, vibração, ruído e estímulos visuais que os passageiros podem experimentar durante um voo de táxi aéreo, e o novo simulador é uma parte importante desse esforço.

Ele inclui óculos de realidade virtual que retrata a cabine de uma aeronave eVTOL e o ambiente da cidade visto pelas janelas, bem como o ruído a bordo e o movimento do assento, para simular o voo de táxi aéreo.

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Simulador sendo montado pela Nasa - Genaro Vavuris/Nasa

A agência informa que disponibilizará, para a indústria e outras partes interessadas, os dados coletados com o simulador, para ajudar a moldar o projeto de táxis aéreos elétricos, locais onde a aeronave decolará e pousará e rotas de voo desejadas pelas cidades.

Curt Hanson, pesquisador sênior de controles de voo para este projeto, disse: "Na década de 1970, a Nasa foi fundamental no desenvolvimento de métricas de qualidade de viagem de passageiros para ruído de avião a jato, vibração de assento e enjoo, por meio de testes em seres humanos usando um simulador exclusivo de qualidade de viagem de passageiros localizado no Langley Research Center. Agora, o Armstrong Flight Research Center está levando essa tecnologia para o século 21."

Durante os experimentos, os envolvidos serão presos no assento em cima de uma plataforma, que pode se mover em seis eixos para simular realisticamente o movimento em uma aeronave, e os testes medirão seu nível de desconforto. Eles usarão um headset de realidade virtual e fones de ouvido para criar uma experiência totalmente imersiva.

À medida que cada sujeito voa virtualmente em torno de uma cena projetada no centro de São Francisco, eles serão solicitados a indicar qualquer momento em que se sintam desconfortáveis pressionando um botão portátil. Esses sinais de desconforto podem ser posteriormente correlacionados com estímulos visuais e de movimento registrados, bem como com medições fisiológicas, como frequência cardíaca e frequência respiratória.

Com base nos resultados desses experimentos, os pesquisadores da Nasa poderão fornecer orientação sobre os elementos do design das aeronaves, como posicionamento dos assentos e tamanho da janela, bem como onde a aeronave irá decolar, pousar e voar.

Essas informações ajudarão a indústria e o governo a tomar decisões informadas para garantir uma experiência positiva para futuros usuários das aeronaves eVTOL.

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