Em movimento surpreendente, diretor do Alibaba renuncia e empresa faz reestruturação

Daniel Zhang, que chegou a acumular três cargos na companhia, passa cargo para Eddie Wu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brenda Goh
Xangai | Reuters

O grupo chinês Alibaba anunciou neste domingo (10) que Daniel Zhang renunciou à liderança de sua divisão de nuvem, em um movimento surpreendente apenas dois meses após a empresa ter anunciado que ele deixaria suas funções como presidente-executivo do grupo para se concentrar na unidade de nuvem.

Anteriormente, Zhang ocupava três cargos ao mesmo tempo —ele também era presidente do conselho de administração—, chefiando o grupo e também sua unidade de nuvem.

Conforme programado, ele passou o cargo de CEO do Alibaba para Eddie Wu, que também assumirá o comando dos negócios de nuvem após a saída de Zhang, informou a empresa em um comunicado.

O ex-CEO do Alibaba Group, Daniel Zhang, em conferência na China - Aly Song - 23.nov.2020/Reuters

A divisão de nuvem é uma parte importante de uma reestruturação que a gigante chinesa do comércio eletrônico anunciou em março, processo que divide a empresa em seis unidades, cada uma com seus próprios conselhos e CEOs.

O Alibaba disse em maio que pretendia concluir a listagem pública de sua unidade de nuvem nos próximos 12 meses e, no domingo, a empresa disse que continuaria a executar o plano de cisão sob uma equipe separada e ainda a ser nomeada.

"Daniel expressou seu desejo de deixar seu cargo de presidente e CEO do Cloud Intelligence Group", disse a empresa em uma carta interna para a equipe vista pela Reuters, que foi assinada por Joseph Tsai, cofundador do Alibaba que também assumiu o cargo de presidente do conselho de administração, conforme planejado, neste domingo.

"Após cuidadosa consideração, o conselho do Alibaba respeitou e aceitou a decisão de Daniel e nomeou Eddie como presidente interino e CEO do Cloud Intelligence Group, com efeito imediato."

Zhang continuará a contribuir com o Alibaba "canalizando sua experiência de forma diferente", acrescentou a carta, dizendo que a empresa investirá US$ 1 bilhão em um fundo de tecnologia que Zhang formará.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.