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Lufthansa diz que combustível verde consumiria 50% da energia da Alemanha

CEO da companhia aérea aponta dificuldades para descarbonizar a aviação

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​William Wilkes
Bloomberg

A companhia aérea Lufthansa afirmou que, para conseguir converter sua frota para combustíveis verdes, como o e-querosene, teria que consumir 50% da produção total de energia elétrica da Alemanha .

A estimativa foi dada pelo CEO da maior companhia aérea do país, Carsten Spohr, em entrevista concedida nesta segunda-feira (25).

Avião da Lufthansa é visto em aeroporto de Frankfurt
CEO da Lufthansa estima que empresa terá de consumir metade da energia produzida pela Alemanha para abastecer toda a frota em combustível verde - Kai Pfaffenbach/Reuters

Embora os combustíveis sintéticos fabricados usando energia renovável ofereçam o melhor caminho futuro para descarbonizar a aviação, é improvável que haja eletricidade verde suficiente na Alemanha para gerá-los, afirmou Spohr.

"Seria necessário cerca da metade da eletricidade da Alemanha para criar combustíveis suficientes", disse o CEO, em uma conferência de aviação em Hamburgo. "Não acredito que Habeck vá me dar isso", explicou Spohr, referindo-se ao ministro da Economia e Energia da Alemanha, Robert Habeck.

A indústria da aviação está trabalhando para criar um mercado para uma versão neutra em carbono do querosene que alimenta a maioria das aeronaves modernas. O querosene verde é derivado da água e retira dióxido de carbono do ar durante a criação.

O processo, que requer grandes quantidades de eletricidade gerada a partir de recursos renováveis para garantir a neutralidade de carbono, divide a água em oxigênio e hidrogênio, que é então combinado com carbono.

Os chamados combustíveis sintéticos são vistos pelos executivos da aviação, como Spohr, como a única maneira tecnicamente viável, por enquanto, de descarbonizar as viagens aéreas. Enquanto os veículos elétricos a bateria funcionam para viagens rodoviárias, as células ainda não possuem densidade energética suficiente para, no futuro, levantar um avião comercial com passageiros e carga para o céu.

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