Descrição de chapéu mudança climática

Estocolmo proibirá carros a gasolina ou diesel de trafegar no centro da cidade

Medida entra em vigor em 2025 e visa melhorar a qualidade de ar e reduzir o ruído, diz governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marta Frackowiak
Estocolmo | Reuters

A cidade de Estocolmo proibirá carros movidos a gasolina e diesel de circularem em locais importantes do centro da cidade a partir de 2025, na tentativa de melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído do tráfego. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito de transporte, Lars Stromgren, nesta terça-feira (10).

O plano introduz uma zona ambiental em 20 quarteirões do centro de Estocolmo, abrangendo ruas de compras de alto padrão e alguns dos imóveis comerciais mais caros da Suécia.

Carros e caminhões trafegam em avenida de Estocolmo, na Suécia
Veículos movidos a gasolina ou diesel não poderão circular no centro de Estocolmo a partir de 2025 - Bob Strong - 11.mar.2011 / Reuters

O Partido Verde, parte da coalizão governante do Conselho Municipal de Estocolmo, composta por partidos de esquerda e ambientalistas, espera que a medida acelere a troca de carros a combustão por carros elétricos.

"Atualmente, o ar em Estocolmo causa problemas pulmonares em bebês e morte prematura em idosos. É uma situação completamente inaceitável", disse Stromgren, em comunicado.

A nova regra terá uma chamada zona ambiental de terceira classe, que permitirá que carros totalmente elétricos circulem. Exceções se aplicam a vans maiores, onde veículos híbridos plug-in serão permitidos de acordo com a regulamentação.

De acordo com o governo, estarão fora da regra ambulâncias, veículos policiais e também os casos de carros com motorista ou passageiro que sejam deficientes e tenham documentação.

O Partido Verde disse que o plano é expandir ainda mais a zona ambiental após a início da regra. Empresas do setor de transporte criticaram o projeto e alegam que a cidade deveria se concentrar em investir mais em pontos de recarga elétrica para promover mudanças voluntárias.

"Desde 2010, reduzimos as emissões em 34%. Mas o Partido Verde e seus colegas na cidade de Estocolmo estão com muita pressa", disse a Confederação Sueca de Empresas de Transporte em comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.